Para esquecer o vexame diante do Ipitanga, no final de semana, só uma vitória contra o Coritiba, nesta quarta-feira, 8, em Pituaçu, pela segunda fase da Copa do Brasil.


O elenco tricolor considera a partida de logo mais como a mais importante do ano

Os titulares foram poupados da goleada, por 4 a 0, descansaram para o “jogo do ano”, segundo eles mesmos, e a responsabilidade de atuar bem só aumentou.

“Ficamos muito tristes com o que aconteceu. O grupo está envergonhado, mas passou. Bola para frente”, disse o técnico Alexandre Gallo, que ressaltou a importância de ter deixado seus principais atletas em Salvador.

“Nos classificamos com antecedência no Estadual e vamos usar essas rodadas finais em benefício próprio. Precisávamos fazer um trabalho de força e demos uma recuperada boa. Espero que faça efeito dentro de campo”, desejou o comandante.

Desde que foi rebaixado, em 2003, o Bahia só enfrentou dois adversários de primeira divisão (excluindo o rival Vitória). Na Copa do Brasil de 2007, Goiás e Fluminense estiveram no caminho. Foram dois empates com cada, que favoreceram ao Esquadrão no duelo com os goianos e significaram a eliminação no confronto com o tricolor carioca.

Um sucesso diante do Coxa traria de volta o clima agradável do início do ano ao Fazendão, pois, assim, o Bahia provaria estar no caminho certo para atingir seus objetivos em 2009. “Será importante, não porque eles estão uma divisão acima, mas por causa da grandeza e tradição do Coritiba”, valorizou Gallo.

O zagueiro Evaldo, que passou pela equipe paranaense no ano passado, sabe da qualidade do adversário e acredita na recuperação da equipe, caso atinja a classificação. “Ganhar de um time de primeira divisão com certeza eleva o moral para seguir em frente nas semifinais do Baiano e na Copa do Brasil”, afirmou.

Para o beque, que vai formar dupla com o capitão Nen, o setor ofensivo do Bahia precisará ter atenção especial com o veloz atacante Marcos Aurélio. Ele também destaca a técnica de Marcelinho Paraíba e Douglas Silva.

O lateral-esquerdo Rubens Cardoso, praticamente recuperado da reação alérgica que o tirou dos treinos desta semana, é outro que conhece bem o Coritiba, onde esteve em 2008.

“É uma equipe bem estruturada, com uma base formada. A gente vai precisar jogar com muita inteligência para fazer o resultado”, disse ele, que apontou o meio-campo como o principal trunfo do adversário.

Como de costume, a escalação só será revelada oficialmente nos vestiários de Pituaçu, mas, desta vez, Gallo deu pistas: “Não vai ter surpresa. A gente tem tentado manter o mesmo grupo. Se muda, é uma peça ou outra”.

Como Léo Medeiros não está na forma ideal e o treinador destacou a importância de não sofrer gol, o time deve entrar com Rogério, Leandro e Elton fazendo proteção à zaga e Ananias como único armador. Reforço para o tricolor é a ausência do meia Carlinhos Paraíba, que sente dores no joelho e não veio a Salvador.

O duelo com o Coxa deverá ser o penúltimo do ano com preço a R$ 20, já que, nas semifinais do Baiano e provavelmente na Série B, o valor cobrado será de R$ 30. Até ontem, haviam sido vendidos cerca de 7 mil ingressos.

BAHIA X CORITIBA

Bahia – Marcelo; Patrício, Evaldo, Nen e Rubens Cardoso; Leandro, Rogério, Elton e Ananias; Beto e Reinaldo. Técnico: Alexandre Gallo.

Coritiba – Vanderlei; Felipe, Cleiton, Rodrigo Mancha e Marcio Gabriel; Douglas Silva, Pedro Ken, Renatinho e Guaru; Marcelinho Paraíba e Marcos Aurélio. Técnico: Ivo Wortmann.

Local: Roberto Santos (Pituaçu), às 20h30.
Árbitro: Paulo Jorge Figueira (RN).