WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
vitoria da sorte


vitoria da sorte

junho 2009
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



drupal counter


JAIMILTON, UM ZAGUEIRO VENCEDOR

Por Luciano Pina/Patrícia Oliveira/Jaqueline Jack
Fonte: Enyl Lemos – Historiador Esportivo

Na estréia do quadro o “Craque do passado” no nosso blog e também no jornal, o leitor conhecerá a vida e a história do zagueiro Jaimilton, atleta do passado que brilhou nos gramados de Conquista e da Bahia.
Jaimilton Oliveira Santos (foto), foi descoberto na década de 60, por Feliciano Cardoso dos Santos, ou Mestre Sana como era conhecido nas peladas de ruas do bairro Alto Maron, e levado para jogar no time do União, na época uma das forças do amadorismo conquistense, equipe filiada à LCDT.

Jaimilton era um craque na acepção da palavra, boa impulsão, excelente colocação, implacável na marcação, jogava indistintamente nas duas laterais, mas foi na época de Raul Bittencourtt no comando técnico do Conquista que o zagueiro apareceu no futebol da Bahia no final dos anos 60. Com atuações destacadíssimas foi considerado pela imprensa baiana como um dos melhores em sua posição, pela sua perfeição com que marcava seus adversários. Que o digam Mário Sérgio (Vitória), Gagé (Leônico e Bahia), Osny (Vitória) dentre outros.

Jaimilton na época foi pretendido por agremiações de peso do futebol brasileiro, dentre outras, Náutico de Recife, Cruzeiro de BH, de Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Raul, Natal e outros.
Jaimilton encerrou sua carreira nos anos 80, jogando no futebol amador, onde foi campeão várias vezes como jogador e como treinador.

Hoje freqüentador assíduo da Paróquia São Miguel no Alto Maron, Jaimilton enfrenta seu maior adversário: um câncer. Segundo ele, assim como no futebol, será vencedor com a força de Deus.

1 resposta para “JAIMILTON, UM ZAGUEIRO VENCEDOR”

  • Caros Amigos:
    Estou procurando fotos do Ex-zagueiro Fernando Silva que jogou no Vitória (1972-Campeão) tenho várias fotos, Bahia (1975-campeão tenho só uma foto), Flu de Feira (1976 e 1977) não tenho nenhuma foto e 1978 e 1979 – Leônico (tenho duas fotos).
    Tenho fotos dele também no Bangu, Vasco, e Juventus de São Paulo onde começou sua carreira.
    O Fernando Silva é o mesmo Fernando que em 1969 no jogo Vasco 1 x 2 Santos deu um tranco no Pelé e o Juiz Pernambucano Manoel Amaro de Lima (falecido em 2009 em São Paulo)fez história: marcou pênalti que foi inexistente e gerou o milésimo gol do Pelé.
    Este resgate de fotos será para completar no site do Milton Neves – que fim levou – e no site do bairro onde nasceu: Água Rasa/São Paulo (www.boleirosdaaguarasa.com)
    Se alguem tiver fotos dele e puder me enviar eu agradeço de coração.
    Se quiserem fotos dele que estão em meu poder eu envio para historiadores e jornalistas.
    Hoje o Fernando mora em Maricá região dos lagos do Rio de Janeiro e tem uma escolinha de futebol conveniada com o América do Rio. De 2000 a 2008 a escolinha dele era conveniada com o Vasco.
    Um abraço e agradeço quem puder me ajudar.
    Waldevir Bernardo/São Paulo.
    E-mail: waldevir@gmail.com

Deixe seu comentário

Você precisa estar conectado para postar um comentário.





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia