Fonte: Futebol Baiano

10 de julho de 2006. O futebol da Bahia vivia o pior momento de sua história, com Bahia e Vitória na Série C do Campeonato Brasileiro. As duas equipes, além do Colo-Colo, se preparavam para estrear no porão do futebol nacional, mas um ponto positivo marcou a época: o lançamento do Portal Futebol Baiano.

Mesmo com pouco tempo de vida, o Portal Futebol Baiano já tem mais de 20 milhões de visitas registradas. Segundo seu idealizador, o diretor de redação Elton Serra, o maior resultado do portal se deve ao nível de informação e a abrangência aos diversos clubes espalhados pela Bahia, sem distinção.

Se você faz um trabalho sério, sem atingir negativamente ninguém, o respaldo do trabalho é muito maior. Sem dúvida esta é a maior recompensa que podemos ter, pois temos a certeza de estar cumprindo nossa missão: fazer do futebol da Bahia um produto mais respeitado”, comemora Serra.

Desde 2006, o Portal Futebol Baiano atravessou diversas transformações. Pioneiro no sistema de Placar ao Vivo no estado da Bahia, o portal passou a ser refêrencia quando se fala em Campeonato Baiano, passando também a ser um dos organizadores do “Troféu Armando Oliveira”, que premia os melhores jogadores do Estadual.

Em 2008, os frutos de um trabalho sério começaram a surgir. O Portal Futebol Baiano ganhou o “Prêmio Jornalisando” como melhor website para se acompanhar futebol na Bahia. Ao final do ano, o veículo de comunicação foi considerado pelo Ibope Internet Ratings como um dos oito sites de futebol regional mais influentes do Brasil. Também em 2008, foi incluído na lista dos 30 melhores websites do Brasil, independente do gênero jornalístico, na categoria “design”.

“Percebemos que existia uma grande lacuna entre os amantes do esporte e o nosso futebol, tanto em termos de oportunidade quanto em conteúdo, já que os grandes meios de comunicação do país tinham poucas referências sobre o futebol baiano. Nós preenchemos esta lacuna, fazendo dos clubes baianos mais conhecidos. Com o tempo, o portal foi caindo no gosto do público e acabou se tornando uma das grandes referências no Brasil.” afirma Elton Serra.

Em 2009, o portal segue sendo reconhecido pela mídia nacional. Em sua edição do mês de julho, a revista Fut!, do Grupo Lance, destacou o Portal Futebol Baiano como um dos poucos sites do Brasil que dá ênfase ao futebol praticado longe dos grandes centros.

Completando seu terceiro ano no ar, o Portal Futebol Baiano segue em grande evolução. Novos projetos serão lançados até o final de 2009, com o ousado objetivo de concorrer com os grandes portais esportivos do Brasil. “A internet nos propicia chegar às pessoas de uma maneira muito mais instantânea. A necessidade em estar sempre satisfazendo o nosso leitor nos obriga a praticarmos uma inovação por dia”, finaliza Serra.