Fonte: Futebol Baiano

Com 28 minutos avassaladores, o Vitória venceu o Santos por 6 a 2, na noite deste domingo, no Barradão, em partida válida pela 10.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e deixou o técnico Vágner Mancini novamente numa situação delicada.

A derrota, a terceira na competição, faz novamente os boatos de um novo técnico na Vila Belmiro ganharem força. Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho têm seus nomes cogitados para assumir o clube, que, até o momento, soma 13 pontos, apenas três a mais que o Fluminense, o primeiro na zona de rebaixamento.

O Vitória, por sua vez, goza de sua sexta vitória no Brasileirão e a terceira posição, com 19 pontos. A partida, também, consolida o bom momento vivido pelo atacante Roger, ex-Ponte Preta, São Paulo, Sport e Fluminense, que divide a artilharia do Brasileirão com Felipe, do Goiás, com sete gols em apenas quatro jogos.

Velho conhecido – Durante toda a semana o técnico Vágner Mancini falou que conhecia muito bem sua ex-equipe, o que seria vantagem para o Santos. Mas a prática se mostrou muito diferente.

Mancini até tentou evitar o pior ao escalar um time fechado no meio-campo com o intuito de explorar os contra-ataques, mas o técnico adversário, Paulo César Carpegiani, estava preparado e lançou seus dois alas, Apodi e Leandro, para atacar, e o Vitória anulou o rival e teve 10 oportunidades de gol em 28 minutos, aproveitando quatro delas.

O primeiro gol, no entanto, surgiu somente com um erro grosseiro do goleiro Douglas, logo aos três minutos, quando furou a bola para a conclusão, mesmo que errada, do atacante Roger, que ampliaria o placar aos 15, quando recebeu belo lançamento e, após chutar em cima do goleiro santista, chutou a bola para um gol vazio.

Pane – Tendo apenas Madson com vontade, o Santos foi presa fácil para o time baiano, que via seus jogadores sempre livres para armar jogadas e infernizar a lenta zaga santista formada por Fabão e Domingos.

A pane, principalmente no meio-campo, liquidou com qualquer chance de um bom resultado no Barradão, e o terceiro gol do Vitória aconteceu aos 24, com Willian, após bom passe de Leandro, ex-Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense.

Ainda sem reação por causa do terceiro gol, o Santos sofreu o quarto. Aos 28, a zaga santista olhou o zagueiro Victor Ramos cabecear para vencer o goleiro Douglas. Festa da torcida rubro-negra.

Novo jogo – Tendo a vitória praticamente assegurada, o Vitória decidiu por realizar um novo jogo. Marcando mais atrás à espera somente do contra-ataque, o time baiano afrouxou a marcação em seu ataque.

Melhor para o Santos, que já não encontrou mais dificuldades para tocar a bola – em parte pela entrada do meia Molina no lugar do volante Roberto Brum -, e chegou ao seu primeiro gol no minuto final da primeira etapa, num pênalti cobrado por Kléber Pereira.

O gol animou o time santista, que assustou logo no começo da segunda etapa com uma cabeçada de Kléber Pereira, defendida por Viáfara, que, aos 16, não conseguiu evitar o segundo gol do Santos, feito após boa cabeçada de Paulo Henrique Ganso, oriunda de uma falta cobrada por Madson.

Empolgado pela reação repentina, o Santos abriu espaços e pagou caro por isso com o quinto gol do Vitória, num pênalti feito pelo zagueiro Domingos, que foi bem cobrado por Leandro Domingues, aos 28; Já o sexto aconteceu aos 33, com o veterano Jackson, fechando o placar da partida e recolocando o técnico Vágner Mancini novamente na berlinda.

Agora, o Santos volta a jogar na quarta-feira, às 21 horas, e seu adversário será o Grêmio Barueri, na Vila Belmiro. Já o Vitória encara o Náutico na quinta-feira, também às 21 horas, nos Aflitos, no Pernambucano.