Fonte: Futebol Baiano

Durante trinta dias – desta segunda-feira (10) a 9 de setembro –, a população baiana vai poder dar sugestões e opiniões sobre a reconstrução do estádio da Fonte Nova, a partir de consulta pública aberta pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

As sugestões podem ser feitas pelo site www.setre.ba.gov.br/consultapublica, por fax ou ainda protocoladas na sede da própria secretaria. As propostas precisam estar identificadas com nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, telefone, fax e e-mail, que serão analisadas por uma comissão técnica formada por representantes do Estado.

“O projeto de reconstrução do estádio, apresentado em janeiro deste ano, sofreu várias alterações, principalmente em relação à redução de gastos”, disse o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Segundo ele, existem propostas de empresas de todo o país, que vão de R$ 400 milhões a R$1bilhão para a Parceria Público Privada (PPP).

Vasconcelos afirmou ainda que a data de entrega do novo estádio, exigida pela FIFA para 31 de dezembro de 2012, foi um dos motivos da escolha do sistema PPP, pois a Bahia tem interesse em abrigar a Copa das Confederações, que será realizada antes do Campeonato Mundial de 2014.

O resultado do processo licitatório deve ser divulgado até 31 de dezembro. Ainda segundo o secretário, a empresa que vencer a licitação será obrigada a cumprir o projeto oficial, já com as sugestões da população, que poderão ser inseridas no projeto pelo Estado, de acordo com sua viabilidade. A empresa terá que apresentar todo o cronograma de obras até 28 de fevereiro de 2010, que deverão ser iniciadas no primeiro semestre do mesmo ano.

Capacidade: De acordo com Vasconcelos, o novo estádio terá capacidade para 50 mil pessoas, podendo ser ampliado para até 55 mil. Ele garantiu que nada da estrutura original da Fonte Nova será mantido. “O ginásio também será demolido, o espaço será aproveitado para estacionamento e, no futuro, usado como espaço de shows”, afirmou.

O secretário disse ainda que uma arena aquática será construída para substituir as piscinas que existem no ginásio da Fonte Nova. “A arena será construída ou nos arredores de Pituaçu, ou no espaço onde hoje existe a pista de atletismo da antiga fonte nova, isso ainda está sendo analisado”, esclareceu.