Por: Luciano Pina
Fonte: Futebol Baiano


Para Ednaldo a competição será atrativa em todas as fases

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (11), na sede da Federação de Baiana de Futebol, o Conselho Técnico com os 12 clubes pertencentes a 1ª Divisão Estadual para definir a nova formula de disputa do Campeonato Baiano de 2010.

Na primeira fase, os clubes serão divididos em 2 grupos de 6 times, cada, que se enfrentaram em jogos de ida e volta, grupo contra grupo, classificando-se os quatro primeiros colocados de cada chave. Na segunda fase, os oito classificados se dividirão em dois grupos de quatro times, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo classificam-se para as semifinais, que passam a ser disputadas em sistema de “mata-mata”, até ser conhecido o campeão da competição.

Veja como ficaram os grupos:

Grupo 1: Atlético, Bahia de Feira, Colo-Colo, Madre de Deus, Vitória e Vitória da Conquista Grupo 2: Bahia, Camaçari, Feirense, Fluminense, Ipitanga e Itabuna.

Além da disputa pelo título, o Campeonato Baiano terá a grande novidade: o “torneio da morte”. Os quatro últimos colocados da primeira fase disputarão um quadrangular, onde os dois piores serão rebaixados para a segunda divisão. Enquanto isto, a divisão de acesso premiará o campeão e o vice com a ida à elite do futebol estadual.

O Campeonato Baiano terá seu início no dia 17 de janeiro, e se encerrará dia 2 de maio. “A competição terá 22 datas, sendo que 18 delas serão em dias de domingo. Ela será atrativa em todas as fases”, finalizou Ednaldo Rodrigues.