Fonte: ECVC

O Vitória da Conquista comemora nesta quinta-feira, 21 de janeiro, 5 anos de existência, dos quais, quatro de participação em competições.

Neste tempo, o clube disputou duas competições pela segunda divisão estadual, no ano de 2006, sendo uma na categoria juniores, terminando em segundo lugar e uma no profissional, onde conquistou de maneira invicta o campeonato e uma vaga para a primeira divisão. Em 2007, em seu primeiro ano como time de primeira divisão, o clube fez uma modesta campanha e acabou em 8° lugar. No ano passado, depois de brilhante participação no estadual, onde chegou à última rodada com chance de ser campeão, o alviverde terminou em terceiro lugar e conseguiu uma vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Na competição nacional, fez uma participação considerada boa, mas, não conseguiu o seu maior objetivo, que era uma vaga definitiva na Série C de 2009. Mas, isso não foi motivo para apagar o grande ano que foi 2008, quando o clube conquistou não só o reconhecimento da imprensa baiana e mesmo nacional, com matérias veiculadas nas emissoras de Rádio, jornais, sites esportivos, mas dos profissionais que lidam com o futebol profissional, que, ao conhecerem o projeto do clube conquistense, a forma como é dirigido o clube profissional e o tratamento dispensado a todos os profissionais que trabalham no Vitória da Conquista, já vêem o alviverde como uma perspectiva de em pouco tempo se firmar como a terceira força do futebol baiano e mesmo conquistando títulos na primeira divisão.

Para a temporada 2009, uma participação boa, mas que no final não garantiu ao clube no Campeonato Baiano uma vaga no Brasileiro da Série D, já que terminou em quinto lugar. No segundo semestre, o clube disputou a Copa Governador do Estado e acabou na segunda colocação.

Para a temporada 2010, que teve início a preparação ainda no dia 15 de dezembro do ano passado, o clube contratou uma série de jogadores, um treinador experiente e montou uma estrutura com a condição de lutar em igualdade com os principais clubes do estado pelo título da temporada. Os objetivos para este ano são três: uma vaga na Série D, na Copa do Brasil e o Título Estadual da 1ª Divisão e é para isso que todos os esforços estão sendo centrados.

Esta história está apenas começando e com certeza, teremos em muito breve um grande e histórico capítulo sendo escrito na história do Vitória da Conquista, que será o PRIMEIRO TÍTULO ESTADUAL DE FUTEBOL PROFISSIONAL para um clube conquistense.