Fonte: ECVC

O Campeonato Baiano deste ano está destacando desde o início três: Vitória, Vitória da Conquista e Bahia, sendo que os dois Vitórias desde o início da competição e o Bahia crescendo ao longo da competição.

O Vitória da Conquista manteve a base do time de 2009, que terminou a Copa Governador do Estado, com mais alguns reforços. Além disso, foi contratado o experiente treinador Ubirajara Veiga, que já conseguiu implantar o seu padrão de trabalho e montar um time competitivo.

Nas doze primeiras partidas, o EC Vitória da Conquista venceu 7, empatou 3 e perdeu apenas duas vezes, marcando 22 gols e sofrendo 14. O aproveitamento do time é de 67% dos pontos disputados.

Braw é o artilheiro do time até agora com 5 gols, seguido de Diogo com 3. Alessandro Azevedo, Carlinhos Baiano, Cicinho e Roni tem dois gols cada. Com um gol aparecem Silvio, Ricardo Braz, Valdo e Eder. Nas 12 partidas, o time conquistense não marcou gols em apenas 2, contra o Bahia em Salvador, na segunda rodada e na primeira partida dos jogos de volta contra o Camaçari, no Lomantão.

Além da excelente campanha, o Bode quebrou duas escritas importantes. Depois de algum tempo tendo dificuldades contra o Itabuna, os dois confrontos terminaram com vitória conquistense e na história dos confrontos, a vantagem mudou de lado. Além disso, pela primeira vez o alviverde venceu o Itabuna na casa do adversário. Contra o Fluminense foi outra queda de tabu. Venceu pela primeira vez no Jóia da Princesa em Feira e, além disso, aplicou uma goleada de 4×0 no jogo realizado no Lomanto Júnior, resultado mais amplo no confronto entre as duas equipes.

O treinador Ubirajara Veiga, que deu folga geral ao elenco nesta segunda feira, começa o trabalho amanhã para preparar o time para a estréia na segunda fase, próximo domingo, em Alagoinhas, contra o Atlético.