Fonte: Globo Esportes

Com a vaga garantida à fase final da Liga Mundial, cabia ao Brasil entrar em quadra e apenas cumprir tabela. Encerrar a etapa de classificação com mais uma vitória embalaria a seleção no caminho para o nono título da competição. Dito e feito. Nesta sexta-feira, na cidade de Varna, derrotou a Bulgária por 3 sets a 2, com parciais de 25/21, 24/26, 29/31, 25/22 e 15/12.

Os búlgaros aguardam os resultados das partidas de Sérvia e Estados Unidos para saberem se conseguirão uma vaga na decisão, marcada para o período de 21 a 25 de julho, em Córdoba, na Argentina. Além da equipe do técnico Bernardinho, já estão classificados Itália, Cuba, Rússia e o país sede – Argentina.

O jogo

O Brasil entrou em quadra com Giba, recém-recuperado de uma contratura nas costas. O meio de rede Sidão, aniversariante do dia, ganhou de presente do treinador a vaga de titular. Com as novidades, a seleção começou bem a partida. Atento, conseguiu conter o ataque dos búlgaros e foi para o primeiro tempo técnico obrigatório com 8 /7. Na parada seguinte, novamente a equipe esteve à frente: 16/14. A Bulgária tentava desestabilizar a recepção brasileira, mas parava na segurança do líbero Mário Jr. Com 20/18 no marcador, Bruninho substituiu o levantador Marlon e acalmou os torcedores. No jogo da última quinta-feira, ele foi para o banco com fortes câimbras na panturrilha. O ponteiro Murilo usou toda a sua experiência para fechar a parcial. Empurrou a bola no bloqueio, forçando o erro rival: 25/21.

O segundo set teve um início mais equilibrado, com as duas equipes trocando pontos. A Bulgária, no entanto, se mostrou mais ofensiva. Com bloqueio em cima de Giba, foi para a primeira parada técnica com boa vantagem: 8/4. No retorno, o Brasil marcou três pontos seguidos no contra-ataque. Uma série de saques flutuantes do meio de rede Rodrigão deixou a seleção à frente do placar: 12/9. No erro de Kazyiski, principal jogador do time da casa, o Brasil vai à segunda parada com 16/11. O set parecia decidido, mas a seleção sofreu um apagão e deixou a Bulgária virar. Um ataque de fundo de Nikolov garantiu 26/24 para os rivais.

A Bulgária voltou para o terceiro set abrindo vantagem (4/2) e foi para a primeira parada com 8/5, após um erro de saque de Giba. Os vacilos constantes da seleção brasileira deram aos búlgaros ainda mais vantagem no marcador: 12/8. Um ataque de Murilo ajudou o Brasil a encostar, mas foi um bloqueio de Vissotto em Kazyiski que permitiu 20/20. Nesse momento, as equipes iniciaram uma série de trocas de pontos. Melhor para a Bulgária, que conseguiu marcar 31/29.

Mais uma vez, os búlgaros foram mais ofensivos no início de set. Após liderarem até a primeira parada técnica, uma marcação polêmica ajudou o Brasil a se encontrar em quadra. A Bulgária se desconcentrou e permitiu que a equipe verde-amarela crescesse. Murilo passou a ser mais solicitado e virou todas as bolas, levando a partida para o tie-break: 25/22. Ainda abalados pelo set anterior, os búlgaros não ameaçaram. Com facilidade, o Brasil fechou em 15/12.