Fonte: Portalibahia

Dirigentes de clubes, da Federação Bahiana de Futebol (FBF), diretores da Rede Bahia e jornalistas se reuniram nesta terça-feira (11), em um restaurante da orla soteropolitana, para o lançamento oficial do Campeonato Baiano 2011. O torneio, que começa no próximo sábado (15), terá cobertura total dos veículos da Rede Bahia.

Esta será a 108ª edição do Baianão e o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, acredita na força do estadual. “Não precisa nenhum presidente de entidade defender o futebol da Bahia, pois o próprio torcedor defende. Por isso é que tem 107 anos de história”, exalta o dirigente.

Para o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Júnior, o Baianão encontra nas arquibancadas a substância necessária para despontar como importante campeonato no cenário nacional. “A Bahia tem, talvez, a torcida mais fanática do Brasil. Por várias vezes a gente pôde verificar isso ao longo dos anos, com presença de público espetacular nos estádios, sempre liderando estatísticas”, explicando a parceria firmada pelos direitos de exclusividade de transmissão do estadual até 2015.

Ednaldo Rodrigues aposta que, com essa parceria entre Rede Bahia e o futebol baiano, o esporte no estado irá se desenvolver ainda mais. “O crescimento do futebol da Bahia passa por essa sintonia com todos os segmentos. Imprensa, torcedores, atletas, diretorias… Fora de campo tem que haver um profissionalismo de alto nível. Assim, produziremos mais receita e teremos mais equilibrio técnico e aumentaremos a competitividade”.

O pontapé inicial para o estadual foi dado no dia 17 de maio de 2010, quando o contrato de cessão de direitos foi assinado pela Rede Bahia, FBF e clubes. Agora, resta esperar a bola rolar no dia 15, próximo sábado, quando Feirense e Bahia de Feira abrem o campeonato no estádio Joia da Princesa, às 17h. A primeira rodada será completada no domingo com outros cinco jogos. Serão 114 jogos e o campeão será conhecido no dia 15 de maio. Até lá, muita coisa vai rolar.