Ibahia
por Jony Torres

O Campeonato Baiano segue tão bem quanto começou. Vamos ter duas finais em um único certame. A primeira vai ser logo a decisão particular que Bahia e Vitória encarnam a cada torneio para saber qual dos dois é o melhor, e, depois, ainda curtiremos mais um embate para conhecer o campeão baiano de 2011, já com a garantia de um time do interior para deixar a festa mais democrática.

Há quem esteja por aí a lamentar o enfrentamento precoce entre os dois principais times do estado, como se isso fosse tirar o brilho da decisão do campeonato, pois seria uma final antecipada. Eu não penso desta forma e nem acredito que o vencedor do Ba-Vi levará facilmente a taça, principalmente se o Bahia de Feira avançar diante do Serrano. O time da Princesa do Sertão apresentou desde o início da disputa uma boa regularidade, se comportou com autoridade quando contra Bahia e Vitória e pode aprontar uma surpresa.

Os caminhos de cada equipe até aqui foram bastante distintos e talvez tenham deixado a impressão de que o Vitória é o favorito por causa da campanha tranquila. Mas, meu caro leitor, sujeito escolado na falta de lógica do futebol, a história não é bem assim. Basta lembrar que este ano foi uma vitória para cada lado e agora, na hora da decisão, vai ser coração da ponta da chuteira, fé no santo preferido e muita torcida, prenúncio de duas belas partidas, uma em Pituaçu, que espero esteja lotado, e outra no Barradão, que também vai ficar pequeno.

Agora resta saber quem vai fazer a diferença: a boa campanha rubro-negra, a empolgação tricolor, a regularidade do time de Feira ou alguma surpresa do Serrano.