Taberna da História

Chico (D) e Pet (E), quando este ainda atuava no Vitória da Bahia, em 1999.

Francisco Estrela Dantas Filho, ou simplesmente “Chico Estrella”, um dos jogadores de maior referência da história do futebol conquistense, principalmente do Serrano, nasceu no dia 7 de abril de 1964, na cidade de Indiaroba (SE). Chegou a Conquista ainda criança, e logo se identificou com o futebol. Tornou-se goleiro do “Massicas” em 1981, disputando campeonatos amadores da cidade. No ano seguinte (1982) ingressou no profissional, começando sua carreira nos juniores do Serrano, time do qual ele se tornou um dos maiores ídolos. E não poderia ser diferente, já que Chico vestiu o uniforme do rubro-verde por 15 anos.

Em 1983 defendeu a equipe da Catuense, mas voltou na temporada seguinte para o clube que o revelou. Desde então atuou pelo Serrano até a primeira decisão de parar de jogar futebol como profissão, em 1989. Chico defendeu o Serrano em grandes momentos do clube, como nos amistosos contra Flamengo e Vasco da Gama, ambos do Rio de Janeiro. Em 1987, o Vasco veio até Conquista enfrentar o rubro-verde num amistoso. Na ocasião, o time de Chico Estrella perdeu para a equipe de Roberto Dinamite e Romário por um placar de 3X0. Em 02 de julho de 1989, outra derrota. Desta vez para o Flamengo de Telê Santana, Zinho, Leonardo, Marcelinho Carioca & Cia. pelo placar de 4X1.

Em 1996 foi convidado para jogar no Poções, ficando por lá até o fim de 1999. Nesse ano, jogando pela equipe da “Terra do Divino”, defendeu um penâlti cobrado por Petkovic, que na época jogava no Vitória da Bahia, no Estádio da Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano. No ano seguinte (2000) decidiu retornar ao Serrano. Sua carreira realmente só chegou ao fim em 2006. O jogo de despedida foi contra o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Mas, em 2006, o Vasco encontrou outro time. O resultado da partida foi 2X2. Detalhe: Chico já estava com 42 anos e também era o presidente do Serrano (cargo que assumiu por duas vezes). Esta partida também foi sua despedida definitiva dos gramados.