Ibahia

Se a carreira de modelo de Diego Pombo Lopez deslancha, como acusa a quantidade de aparições na mídia, a de árbitro de futebol sofreu um duro golpe há três semanas. Depois de mandar um ofício à Federação Bahiana de Futebol (FBF) pedindo dispensa das rodadas do dia 27 e 28 de agosto por questões profissionais, Pombo acabou suspenso pelo órgão baiano por 15 dias e vetado para a partida entre Atlético-PR x Palmeiras, pela Série A, que ocorreu na última quarta-feira (7).

Alheia à polêmica, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro baiano para a partida na Arena da Baixada, mas logo recebeu ofício da FBF, entidade à qual Pombo é lotado. No documento, a informação que ele havia adotado uma postura ‘antiética’ ao pedir dispensa na rodada anterior e que estava suspenso.

Segundo o ofício da FBF, que está disponível no site da CBF, Pombo só pediu dispensa após verificar que não estava incluído nas escalas do Campeonato Brasileiro naquela data. Fora dos planos da CBF nos dias 27 e 28 de agosto, a FBF automaticamente incluiu o árbitro nas rodadas do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador da mesma data – ele apitaria o duelo entre a seleção de Itagibá contra a de Ipiaú, marcada para o dia 28 de agosto, na cidade de Itagibá.

De acordo com Wilson Paim, presidente da Comissão de Arbitragem da FBF, o expediente é praxe. “Ele sabe que quando a CBF não utiliza nossos árbitros, eles são escalados para competições da FBF”, disse. A alegação do órgão baiano é de que Pombo pediu dispensa porque apitaria no Intermunicipal. “Caso estivesse em alguma programação da CBF, viajaria de onde estivesse”, diz o ofício da FBF encaminhado à Confederação. Em contato com o iBahia Esportes, o árbitro se defendeu. “Tive que viajar e fiquei indisponível. Mandei a soliticação de dispensa à FBF com dois dias de antecedência. Não houve motivo real para a punição”, alegou.