Terra

A temporada de 2012 é tratada como um marco para que o Goiás volte à Série A do futebol brasileiro. O clube mais vitorioso do futebol goiano sofreu bastante nas duas últimas temporadas e quer voltar a brilhar. Para tanto, vive um processo de reformulação tanto na parte administrativa quanto em seu departamento de futebol. A primeira colocação da fase de classificação do Goiano e o avanço às oitavas de final da Copa do Brasil dão mostras de melhora, e o confronto contra o Atlético-MG, às 21h50 (de Brasíllia) desta quarta-feira no Estádio Serra Dourada, é o primeiro grande teste de fogo na temporada.

A nova gestão do clube reformulou o elenco e apostou em uma base de jogadores jovens mesclada com experientes, com identificação com o clube. O goleiro Harlei, 40 anos, e o atacante Iarley, 38, são os líderes do grupo, mas o papel do jovem zagueiro Rafael Tolói também é central. Enderson Moreira foi mantido no cargo – o treinador assumiu a equipe com uma situação difícil na tabela na Série B e quase conseguiu subir o time em uma reação importante na reta final.

Os bons resultados conquistados no início desta temporada, tanto no Campeonato Goiano como na Copa do Brasil, fizeram com que a diretoria do clube ampliasse o contrato com Enderson. Ele iria até o fim de 2012 e foi prorrogado até dezembro de 2013.

Até o momento, o Goiás realizou 23 jogos na temporada, venceu 17 vezes, com mais quatro empates e apenas duas derrotas, o que confere ao time um aproveitamento de aproximadamente 80%. O ataque esmeraldino já balançou as redes 53 vezes e a defesa foi vazada em 25 oportunidades