Globo Esportes

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Rubens Approbato, declarou nesta quinta-feira que a Fifa e a Conmembol podem sim tomar medidas punitivas contra o Treze e contra o Brasil de Pelotas, clubes que ingressaram na justiça comum para garantir no tapetão vagas na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Ele explica que apesar de a Constituição Federal prever que entidades esportivas possam ingressar na justiça comum após esgotados todas as instâncias da justiça desportiva, uma resolução da Fifa proíbe que os clubes a ela filiados façam isto.

Approbato diz ainda que esta regra da Fifa, diferente do que diretores dos clubes alegaram, não afeta de forma alguma a soberania do Brasil, justamente pelo fado da Fifa ser uma “entidade internacional com regras próprias”.
O presidente Rubens Approbato declarou ainda que uma conciliação entre as partes (CBF e clubes envolvidos) seria a forma mais rápida de se chegar a uma solução para o impasse que paralisou o Campeonato Brasileiro de Futebol das séries C e D.

Segundo ele, se isto não acontecer a “enxurradas de ações e recursos” que estão por vir pode inviabilizar que o campeonato comece até mesmo neste ano de 2012.
– É difícil prever o que vai acontecer. Mas a Justiça possui uma gama tão grande de possibilidades de recursos que esta briga pode demorar muito para ser resolvida. Um acordo envolvendo todas as partes resolveria isto – declarou.