Gazeta Esportiva

O Fluminense recebe o Grêmio nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, em confronto válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Trata-se de um choque direto na luta pelo título. O Tricolor carioca está embalado por ter vencido seus últimos cinco compromissos, sendo o mais recente um 2 a 1 diante da Ponte Preta. O time das Laranjeiras lidera esta competição, com 68 pontos, nove a mais do que o vice-líder, o Atlético-MG. Na terceira posição, com 57 pontos, e vindo de empate com o Botafogo por 1 a 1, os gremistas sabem que apenas o triunfo manterá vivo o sonho do título.

O sentimento de que o jogo é mesmo uma decisão está descrito nas palavras dos jogadores do Fluminense. Na visão deles, o duelo contra o Grêmio pode sim afastar o rival da disputa pelo título. “O Abel conversou com a gente sobre a importância desta semana. Temos o Grêmio na quarta e o Atlético Mineiro no domingo. Se ganharmos os dois a coisa praticamente se define. Portanto, temos que ir com tranquilidade e sabendo que podemos dar um passo gigantesco neste duelo com o Grêmio”, analisou o zagueiro Digão.

Do outro lado, o empate contra o Botafogo dificultou muito a vida do Grêmio na luta pelo título. A 11 pontos do Fluminense na tabela de classificação, o Tricolor Gaúcho foca agora a conquista de uma vaga para a próxima Copa Libertadores da América e a vice-liderança do Nacional, que dará vaga direta à fase de grupos do maio torneio do continente. Mesmo considerando importantíssimo o confronto desta quarta, o Grêmio evita falar em decisão: “Este jogo não será um divisor de águas. Não posso jogar tudo num jogo e, se perder, jogar tudo longe. O nosso projeto sempre foi o de entrar na Libertadores e, se desse, ser campeão. Mas o Flu não está deixando”, destacou o técnico Vanderlei Luxemburgo.