Por Luciano Pina

A CBF anunciou duas mudanças na programação de jogos da última rodada do Brasileirão. Assim, os clássicos Flamengo x Botafogo e Santos x Palmeiras, que estavam inicialmente previstos para 2 de dezembro, foram antecipados para o dia anterior, ambos às 19h30 (horário de Brasilia).

Como os quatro times envolvidos não disputam mais nada no campeonato, a CBF pôde antecipar os dois clássicos para sábado, ambos a partir das 19h30. Mas as outras oito partidas da 38ª rodada foram mantidas para domingo, todas com início previsto para as 17 horas.

A antecipação do clássico do Rio anunciada pela CBF permite que tanto Flamengo x Botafogo, no sábado, quanto Fluminense x Vasco, no domingo, possam ser disputados no Engenhão, único estádio da cidade em condições de receber confrontos desse nível.

Também foi confirmado pela CBF que o clássico entre São Paulo e Corinthians, no dia 2 de dezembro, será mesmo realizado no Estádio do Pacaembu. O mando de campo é são-paulino mas o Morumbi não poderá ser utilizado por causa do show da Madonna.

Dependendo dos resultados deste fim de semana, a última rodada do Brasileirão pode ser apenas para cumprir tabela. O título já foi assegurado pelo Fluminense, enquanto Grêmio, Atlético-MG e São Paulo ficaram com as vagas na Libertadores de 2013. Enquanto isso, Atlético-GO, Figueirense e Palmeiras estão rebaixados, restando definir apenas a queda de mais um time.

Veja como ficou a tabela da última rodada:

Sábado (01/12)
19:30
Flamengo x Botafogo – Engenhão
Santos x Palmeiras – Vila Belmiro
Domingo (02/12)
17:00
Fluminense x Vasco – Engenhão
São Paulo x Corinthians – Pacaembu
Grêmio x Inter – Olímpico
Atlético-MG x Cruzeiro – Independência
Portuguesa x Ponte Preta – Canindé
Coritiba x Figueirense – Couto Pereira
Náutico x Sport – Aflitos
Atlético-GO x Bahia – Serra Dourada