Uol

Fluminense, campeão brasileiro, e Corinthians, atual campeão da competição, são os times brasileiros escolhidos pela Conmebol para serem cabeças-de-chave da Copa Libertadores-2013. O sorteio dos grupos da competição só será realizado no próximo dia 21 de dezembro, às 12h (horário de Brasília).

Além do Corinthians e Fluminense, o Brasil também contará com outros quatro representantes na competição. Palmeiras, que conquistou vaga ao ser campeão da Copa do Brasil de 2012, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo – segundo, terceiro e quarto colocados no Brasileiro, respectivamente – também estarão na competição sul-americana.

Os outros times cabeças de chave da Libertadores serão: Arsenal de Sarandí e Vélez Sarsfield (da Argentina), Barcelona de Guayaquil (do Equador), Deportivo Lara (da Venezuela), Independiente Santa Fe (da Colômbia) e Sporting Cristal (do Peru). Ainda faltam três vagas da Libertadores a serem definidas.

Os cabeças-de-chave têm como vantagem na Libertadores o fato de não encarar na fase de grupos os campões nacionais de Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. Além disso, dois dos três últimos jogos da fase de grupos serão decididos na casa dos cabeças-de-chave.