CBF

redimensiona

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente na tarde da última quarta-feira, através do seu site oficial, a retomada da Série D do Campeonato Brasileiro de 2013 para o formato com 40 clubes. Em outubro, a entidade havia diminuído o número de participantes da quarta divisão para apenas 32 times, porém, dois meses depois, recuou da decisão. A mudança pode afetar diretamente o Campeonato Baiano do próximo ano, que daria apenas uma vaga para a competição nacional. Todos clubes agora aguardam uma decisão por parte da Federação Bahiana de Futebol (FBF), quanto a questão da segunda vaga na Série D.

De acordo com o documento emitido pela CBF, a principal razão da nova mudança é o fato de algumas federações estaduais já terem definido a distribuição de duas vagas para a Série D do próximo ano.”Quando mudamos o sistema de disputa da série D de 40 para 32 clubes, todas as federações passaram a ter apenas uma vaga. Ocorre que algumas dessas federações já tinham, em andamento ou programados, torneios para a ocupação de uma segunda vaga”, disse a entidade, em comunicado oficial, assinado pelo diretor de competições, Virgílio Elísio da Costa Neto.

Portanto, não haveria tempo de readequar o torneio para o próximo ano. Com isso, a CBF teve que recuar e manter as 40 vagas na Quarta Divisão nacional para 2013.