Galáticos Online

camp_baiano

Foi lançado oficialmente no Restaurante Boi Preto, em Salvador, o campeonato baiano de 2013. O evento promovido pela Rede Bahia, detentora dos direitos de transmissão, e pela FBF, contou com a presença de dirigentes, imprensa e políticos.

O campeonato baiano de 2013 começa no dia 20 de janeiro tendo em sua primeira fase nove equipes, pois Bahia, Vitória e Feirense entram na fase posterior devido a participação na Copa do Nordeste, por conta disso Bahia de Feira, Jacuipense, Serrano, Conquista, Atlético, Fluminense de Feira, Botafogo, Juazeiro e Juazeirense brigam por cinco vagas na segunda fase.

O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, garante que o baiano será competitivo na primeira fase mesmo sem as presenças da dupla BaVi. “Tivemos que fazer uma conciliação pensando em fortalecer o campeonato baiano, não pensando em apenas dois clubes e sim em todos, então essa fórmula premia aqueles melhores, os cinco primeiros irão jogar contra Bahia e Vitória, além do Feirense e o primeiro colocado garante vaga na Copa do Nordeste e o segundo na Copa do Brasil em 2014”, disse.

O Jacuipense, que tem como presidente Felipe Carneiro, aprovou a fórmula de disputa do baiano. “Apesar de tudo nós fomos a favor da fórmula, a gente compreendeu a necessidade de alterar o formato do campeonato baiano desse ano inclusive devido ao calendário oficial da CBF e a gente vem se preparando bem e acredito que vamos surpreender a todos na primeira fase”, afirmou.

A fórmula de disputa é benéfica na questão econômica, mas por outro lado dificulta bastante se tratando de classificação. É difícil, mas o Juazeiro tem procurado montar um elenco forte para buscar a classificação”, citou.

Serão 76 jogos realizados em todo campeonato baiano. Os cinco primeiros colocados da primeira fase garantem vaga na segunda fase e os dois últimos serão rebaixados.

Confira os jogos da primeira rodada do baiano:

10h30: Bahia de Feira x Juazeirense
15h: Jacuipense x Fluminense
16h: Conquista x Botafogo
16h: Atlético x Serrano.