Globo Esportes

rubenslopes-vicenteseda-gcom

A Federação do Rio publicou nesta segunda-feira um comunicado autorizando os clubes a permitir a venda de cerveja durante competições organizadas pela própria Ferj (está vetada a comercialização de destilados). O documento é assinado pelo presidente da entidade, Rubens Lopes, e diz que a medida entra em vigor a partir da próxima sexta-feira, valendo já para a Taça Rio deste ano – exceto o jogo do Flamengo contra o Resende, nesta quarta.

O documento deixa claro que apenas é autorizada a venda de cerveja, sendo vetado qualquer outro tipo de bebida alcoólica. A comercialização acontecerá apenas em pontos fixos – sendo vetada a ambulantes – no período compreendido entre duas horas e até 15 minutos antes dos jogos, além do intervalo das partidas. O consumo só poderá acontecer fora das arquibancadas, cadeiras e tribunas.

Para justificar a medida, Rubens Lopes cita uma série de considerações. O presidente afirma que bebidas alcoólicas não contêm substâncias proibidas e não são citadas diretamente pelo Estatuto do Torcedor. Também ressalta que uma lei estadual apenas proíbe a venda de bebidas alcoólicas destiladas, não fazendo citação a cervejas.

O presidente da Federação também lembra que a CBF proíbe a venda de tais bebidas apenas em competições organizadas por ela própria e ainda cita que pesquisas apontam que a proibição do consumo de bebidas alcoólicas não diminuiu a violência entre torcedores. Por fim, Rubens lembra que a Fifa autoriza a venda de cerveja no interior dos estádios durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.