Uol

17mar2013---kimi-raikkonen-comemora-no-podio-a-vitoria-no-gp-da-australia-ao-lado-do-segundo-colocado-fernando-alonso-e-do-terceiro-sebastian-vettel-1363510373727_615x300

Depois de largar apenas em sétimo lugar, Kimi Raikkonen contou com a estratégia para sair com a vitória no GP da Austrália, a primeira corrida da temporada de 2013 da Fórmula 1. O finlandês da Lotus fez apenas duas paradas nos boxes, e mesmo assim colocou 12 segundos de vantagem no segundo colocado Fernando Alonso. Sebastian Vettel completou o pódio, e Felipe Massa chegou na quarta colocação.

Entre os primeiros colocados, Raikkonen foi o único que optou por fazer apenas duas paradas, e acabou deixando os favoritos para trás. O finlandês chegou às últimas voltas com Alonso ensaiando uma pressão atrás dele, mas viu a bandeirada com folga. O espanhol fez três pit stops, mas parou na hora certa, e por isso deixou Vettel e Massa para trás.

Para o brasileiro, ficou a sensação de que o pódio era possível. Ele saltou da quarta para a segunda posição na largada e se posicionou logo à frente do companheiro de equipe nas primeiras voltas. Alonso pressionou, mas desta vez Massa não cedeu. O espanhol só ganhou a posição por ter parado antes em seu segundo pit stop, tendo sido favorecido pela estratégia.

Massa liderava a prova, mas ficou três voltas a mais com pneus gastos, e acabou perdendo tempo. Na volta de seu pit stop, ele voltou atrás de Alonso e Vettel, perdendo as posições que tinha ganhado na largada. Prejudicado pela estratégia, ele chegou a reclamar com seu engenheiro Rob Smedley pelo rádio.

opcao-468x60