Esportes.br

B95ED56835AA989A63A97E37B51943

Por mudanças no calendário do futebol nacional, 75 jogadores profissionais das Séries A e B do Campeonato Brasileiro se uniram em um movimento que pretende entrar em queda de braço com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em sua edição desta terça-feira, a ‘Folha de S.Paulo’ traz detalhes do movimento de atletas, insatisfeitos com as datas divulgadas pela CBF para 2014 – com os jogadores dos principais clubes do país tendo apenas quatro dias de pré-temporada, já os Estaduais começam já no dia 12 de janeiro de 2014.

Assinam o manifesto jogadores com Alexandre Pato, do Corinthians; Alex e D’Alessandro, do Internacional; Elias, do Flamengo; Rogério Ceni e Luis Fabiano, do São Paulo; Zé Roberto, Dida e Barcos, do Grêmio; Dedé e Júlio Baptista, do Cruzeiro; Valdívia, do Palmeiras; entre outros (veja lista completa abaixo).

Em assembleia, ainda sem data para acontecer, os jogadores pretendem basear as mudanças em cinco pontos. O primeiro seria para “enxugar” as datas do calendário; o segundo, estabelecer um número máximo de partidas por mês; o terceiro e quarto, discutir férias e pré-temporada; e o quinto, seria a criação de uma espécie de fair-play financeiro.

Em relação ao calendário, os jogadores são favoráveis à adequação ao calendário europeu, com a temporada começando no meio do ano. Os líderes do movimento acreditam que a Conmebol seria o principal empecilho para o modelo, já que a Libertadores teria que terminar em maio, exigindo da entidade sul-americana manobras com todas outras confederações do continente.

Sobre o número de jogos por período, os atletas veem como ideal um máximo de sete partidas a cada 30 dias, diminuindo a marca de oito ou nove que acontece atualmente. Já o “fair-play financeiro” proposto pelos jogadores defende que nenhum clube termine o ano devendo, obrigando as agremiações a apresentarem, a cada início de ano, um plano a ser seguido.

Também ao jornal, a CBF disse, por meio de assessoria de imprensa, que ainda não recebeu nenhum pedido oficial de encontro com os jogadores, mas já adianta que não vê margem para mudanças no calendário da próxima temporada, em virtude da Copa do Mundo de 2014.

ZIP NAUTICA PATRICIA OLIVEIRA (4)