Tribuna da Bahia

taca-sao-paulo

Faltam três meses para o início da 45ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas a competição já está fervendo. Isso porque dez clubes já confirmaram o boicote ao torneio, caso o São Paulo não seja excluído. Entre eles, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Coritiba, Sport e Vitória. O motivo: as acusações de aliciamento do Tricolor a jogadores da base dos rivais.

Nos últimos anos, clubes como Vasco, Ponte Preta, Coritiba, Goiás, Vitória e Portuguesa têm reclamado do assédio do Sampa a jogadores de suas bases. O time do Morumbi estaria infringindo um acordo de cavalheiros firmados pelos dirigentes, para proteger jogadores da base que não tenhamcontratos profissionais – antes dos 16 anos é proibido firmar este tipo de vínculo.

A gota d’água para a decisão dos clubes foi a última acusação feita pela Ponte Preta. Há algumas semanas, o goleiro Lucão sumiu da Macaca e começou a treinar no CT de Cotia. O jogador havia acabado de ser um dos destaques da Copa do Brasil Sub-17 e fora convocado para Seleção Brasileira da categoria.

A lista de “rebeldes”, no entanto, pode ser ainda maior. Atlético-PR, Figueirense, Goiás e Ponte Preta também já cogitam a possibilidade de aderir ao movimento. Os quatro clubes também são contra as atitudes do Tricolor paulista, mas pretendem avaliar se o boicote não os afetará politicamente.

Torneio de base mais tradicional do Brasil, a Copa SP de Futebol Júnior já teve sua 45ª edição confirmada para iniciar em 04 de janeiro e encerramento, como de costume, no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo. As equipes convidadas por participar do campeonato poderão inscrever atletas nascidos nos anos de 1994, 1995, 1996, 1997 e 1998.