FBF

SAM_4087(1)

Para muitos torcedores, Firmino Alves seria uma “simples” participante no Intermunicipal 2013. Como se diz na gíria do futebol entraria em campo apenas para “cumprir tabela”.

Isso por que a Seleção sequer havia vencido uma partida na maior competição amadora do país. Mas, já está mais do que provado que no futebol não há espaço para previsões. Tudo se resolve dentro das quatro linhas.

Foi assim que Firmino Alves se tornou uma das surpresas desta edição. A equipe, formada 80% por jovens do próprio município conquistou a inédita vitória logo na primeira fase, onde ainda superou mais um adversário e sofreu duas derrotas.

Na segunda fase, com uma vitória e um empate eles desbancaram Itagibá. Já na terceira fase a cidade entrou em “êxtase”. Após vencer uma partida e perder outra, Firmino Alves eliminou, nos pênaltis, Itapebí. O prêmio foi a cobiçada vaga nas oitavas de finais, que já lhe garante um lugar entre as 16 melhores Seleções de 2013.

Agora, a equipe firminoalvence não é mais uma surpresa. Saiu do anonimato e já pode ser temida pelos adversários. E o próximo será Itapetinga, um duelos de ida e volta, nos dias 20 e 27 de outubro.
O primeiro na cidade de Floresta Azul, onde a Seleção mandará seus jogos a partir desta fase. Por falta de um estádio no município, Firmino Alves é obrigada a adotar cidades vizinhas como mandos de campo. Até a terceira fase, sua casa foi Itapetinga, justamente sua concorrente a uma vaga nas quartas de finais.

Mas, a falta de uma praça esportiva não será problema para esse vitorioso selecionado nas próximas edições do campeonato. É o que garante o prefeito do município, Aurelino Moreno da Cunha Neto.

Enquanto isso, os guerreiros de Firmino Alves seguem superando as dificuldades e mantendo vivo o sonho do título do Intermunicipal. E o grande incentivador dos atletas tem experiência necessária para comandar capitania.

Ex-jogador profissional, Vantuires Araújo Santos é o presidente da Liga Amadorista de Futebol de Firmino Alves. Desde 2005, ele se tornou, ao lado do comércio e da prefeitura local, um dos grandes responsáveis pela fomentação do esporte na cidade.

O que alimenta as esperanças de Vantuires foram as experiências adquiridas durante os 20 anos de carreira como jogador, o suficiente para lhe mostrar que há chances de chegar ao título. Ex-atacante, ele atuou por 15 anos no futebol amador, quando chegou a levantar o troféu de artilheiro do Intermunicipal, e cinco como profissional, onde defendeu as cores do Colo Colo e Vitória, além de ter passado por equipes do futebol coreano e português.