FBF

010(1)

O pontapé inicial para a maior competição estadual do Nordeste, foi dado nesta quarta-feira (13). Na sede da entidade, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) reuniu os 12 clubes participantes e realizou o Conselho Técnico da 1ª Divisão.

Em 2014, o Baianão seguirá a mesma fórmula utilizada na edição de 2013 e será realizado entre 12 de janeiro e 13 de abril. O sistema de disputa já havia sido alterado em função da volta da Copa do Nordeste. Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, representantes baianos na competição regional, só entrarão no estadual a partir da segunda fase.

Porém, uma novidade agradou em cheio aos clubes que representarão o Estado no Nordestão. Devido aos esforços do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, para a extensão do calendário da Copa do Nordeste, tricolor, rubro-negro e alviverde não ficarão muitos dias em inatividade até suas estreias no Baianão, como aconteceu com Bahia, Vitória e Feirense em 2013.

“O que aconteceu em 2013 não se repetirá mais. Os clubes não ficarão sem atuar por muito tempo”, destacou o presidente da entidade.

A Fórmula – A 1ª fase do Campeonato Baiano será disputada em sistema apenas de jogos de ida. As nove agremiações (Bahia de Feira, Catuense, Galícia, Feirense, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) disputarão oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora em grupo único.

Ao final da fase classificatória, ascendem à segunda fase as cinco melhores colocadas. As duas últimas serão rebaixadas para a segunda divisão de 2015 e a 6ª e 7ª colocada são eliminadas, mas garantem a participação na elite do futebol baiano do ano seguinte. Para valorização da primeira fase do campeonato, a FBF manteve ao primeiro e segundo colocados vagas na Copa do Nordeste 2015 e Copa do Brasil 2015, respectivamente.

Já com a presença do Leão, o Esquadrão e o Bode, a segunda fase, ou quartas de finais, será realizada entre 12 de fevereiro e 23 de março. Nesta fase, os oito clubes serão divididos em dois novos grupos.

No grupo 2 ficarão Vitória, Vitória da Conquista, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3 ficarão Bahia, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial. A divisão dos grupos foi definida através de sorteio, com a participação do presidente da Associação Baiana dos Cronistas Desportivos (ABCD), Márcio Martins; e dos diretores do Esporte Interativo, Bernardo Ramalho e Fábio Medeiros.

Quanto ao sistema de disputa, a 2ª fase adotará os jogos de ida e volta, com duelos de grupo contra grupo, o que garante o mínimo de dois clássicos BaVis no certame.

A fase semifinal, ou 3ª fase, será disputada pelos dois primeiros colocados de cada grupo. O 1º do grupo 2 enfrenta o 2º do grupo 2 e o 1º do grupo 3 o 2º do grupo 3, ambos em confrontos de ida e volta nos dias 26 e 30 de março. Os vencedores dos duelos farão a final do Baianão 2014 em dois jogos, marcados para 06 e 13 de abril. Os dois eliminados disputarão o terceiro lugar.

O campeão do Baianão 2014 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante da Série A do Brasileirão, será a representante baiana na Série D .

Assim como neste ano, ficou decidido na reunião que cada clube terá direito de estabelecer o valor mínimo das entradas para seus jogos como mandantes. “A FBF deixará os clubes livres para estabelecerem seus valores de ingresso, mas todos precisarão respeitar o prazo mínimo de 72 horas de antecedência para informar a entidade o valor que será cobrado. O intuito da Federação é incentivar a presença do público nos estádios”, explicou Rodrigues.

Sub-20 – O Campeonato Baiano Sub-20/2014 seguira, inteiramente, a mesma fórmula. As inscrições dos clubes para ambas as competições, Juniores e Profissionais, foram iniciadas nesta quarta-feira (13) e vão até 28 de novembro.

unimarc-modelo-4