Globo Esportes

ederson-hernane

Atlético-PR e Flamengo começam a decidir a Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Durival Britto, em Curitiba, em um duelo marcado pelo encontro de dois dos atacantes mais eficientes do Brasil no momento. O Furacão busca uma conquista inédita e aposta nos gols de Éderson, enquanto o Rubro-Negro carioca coloca nos pés de Hernane, o Brocador, suas esperanças pelo terceiro título da competição. A partida de volta acontece na próxima quarta-feira, no Maracanã.

Éderson tem 24 anos, e chegou ao Atlético-PR com 18, depois de se destacar no Ceará. No entanto, só depois de um tempo emprestado ao próprio time cearense retornou ao time paranaense, e vem tendo sua primeira grande temporada. É artilheiro do Brasileiro com 17 gols, e um dos seus concorrentes na disputa é justamente Hernane, de 27 anos, que já balançou as redes 14 vezes na competição, não antes de ganhar na marra sua posição de titular, em uma vaga para qual o Flamengo foi buscar Marcelo Moreno. Na Copa do Brasil, a vantagem é do centroavante do time carioca, que anotou sete gols contra quatro do rival.

Hernane também supera Ederson na artilharia geral do ano. Com os 12 gols marcados no Estadual, o Brocador chega a 33 na temporada, contra 21 do atleticano. Apenas quatro das 48 partidas disputadas na História entre as duas equipes acabaram em 0 a 0. Com os dois em campo, é pouco provável que isso aconteça.

O Atlético-PR aposta no mando de campo para abrir vantagem na decisão. O time será recepcionado por uma “rua de fogo”, e, a torcida vai levar quatro mil caveiras para apoiar o Rubro-Negro paranaense. Além disso, a expectativa é de recorde de público na Vila Capanema em 2013 – já que os sócios do Furacão esgotaram todos os cerca de 16 mil lugares para a partida. Pelo lado do Flamengo, serão 1.700 torcedores tentando fazer a diferença. E o time da Gávea vai precisar de apoio. No histórico de 28 partidas entre os times em Curitiba, são 15 vitórias do Furacão, seis do Flamengo e sete empates. Nos últimos 15, o cenário é ainda mais favorável ao time da casa (dez vitórias, quatro empates e apenas uma derrota). Essa vitória do Fla aconteceu exatamente na última vez que os dois jogaram em Curitiba: 1 a 0 pela Copa Sul-Americana, em agosto de 2011, gol de Ronaldinho Gaúcho.

unimarc-modelo-4