FBF

conquista

O ano de 2013 não poderia ter sido melhor para o futebol da Bahia. A temporada chegou ao fim com clubes do Estado em evidência no cenário nacional.

Depois de ter conquistado o Baianão 2013, o Vitória terminou a Série A do Brasileirão na 5ª colocação, a apenas dois pontos do G-4 e de uma inédita vaga na Libertadores. A posição do Rubro-Negro foi a melhor de um clube do Nordeste no Brasileirão na era dos pontos corridos.

Já o Bahia se manteve entre os 20 clubes da elite do futebol nacional e deu mais um show nas arquibancadas ao lado da sua torcida.

Porém, não foram apenas os times da Capital que se destacaram. O Interior também fez bonito em 2013 e colocou três times no hall da fama do futebol nacional.

Juazeiro, segundo colocado da primeira fase do Baianão 2013 e Bahia de Feira, campeão da Copa Governador do Estado conquistaram vagas na Copa do Brasil 2014. O Tricolor das Carrancas e o time feirense se juntaram à dupla BAVI e, pela primeira vez na história formarão o grupo de quatro clubes da Bahia a representarem o Estado na segunda competição mais importante do país.

E esse número inédito só foi possível devido aos esforços da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Mesmo com um calendário mais apertado, a entidade se desdobrou e inovou com uma das fórmulas de estaduais mais elogiadas.

Nunca na história do Campeonato Baiano um primeiro turno, mesmo sem o Leão e o Esquadrão, foi tão valorizado, com as vagas para as Copas do Nordeste e do Brasil. E também pela luta da FBF, através do seu presidente, Ednaldo Rodrigues, o Bahia fechou o grupo dos quatro baianos na Copa do Brasil 2014 por meio de sua posição no ranking nacional de clubes da CBF. O Esquadrão ficou com a segunda vaga (apenas atrás do Palmeiras) das dez reservadas para o ranking.

Para fechar a temporada de sucesso para o Interior baiano, o Vitória da Conquista, campeão simbólico do primeiro turno do Baianão 2013 conquistou a vaga na Copa do Nordeste, onde representará o Estado ao lado do Tricolor e do Rubro-Negro. O Bode também se habilitou a disputar a Série D do Brasileirão 2014 após o vice-campeonato da Copa Governador.