FBF

trofeu feminino 2

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, mas o próximo sábado (4) entrará para a história como mais um dia de conquistas. As mulheres baianas ganharão os holofotes e estarão em evidência em um local que, para muitos, é um ambiente predominantemente masculino.

Em anos de luta, as mulheres conquistaram o direito de trabalhar, votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. E porque não dizer que o futebol também é um esporte feminino?

Foi defendendo essa bandeira que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou, em 2013, mais uma edição do Campeonato Baiano Feminino de Futebol. E o primeiro sábado do novo ano ficou reservado para a grande festa de encerramento da competição.

Em campo, estarão duas equipes que brilharam durante todo o torneio. De um lado, o São Francisco, que busca seu 12º título consecutivo. Do outro, o Bahia, que reestreou no certame e tentará quebrar a hegemonia do rival na casa do adversário, o estádio Junqueira Ayres.

rilza_valentim

O vencedor da disputa levará para casa a taça Rilza Valentim de Almeida Pena. Prefeita de São Francisco do Conde, Rilza vem se destacando nos últimos anos como uma das maiores incentivadoras do esporte no Estado. Foi com o apoio da governante que o time do município venceu barreiras e chegou ao invejável posto de líder do ranking do futebol feminino no Brasil.

Mulher negra e professora de formação, Rilza Valentim superou o machismo e o preconceito de quem insiste em duvidar do talento da mulher, seja na política ou no esporte. Sua contribuição levou o nome da cidade ao hall da fama não só do futebol feminino, mas também do futebol amador e de Divisões de base, nos quais a Seleção local e os times infantil, juvenil e juniores conquistaram diversos títulos.

E para completar e abrilhantar a festa, a FBF não poderia deixar o comando da partida em outras mãos que não fosse de mulheres. Um quinteto formado só por árbitras e assistentes será responsável pelo apito.

Você, mulher baiana e apreciadora do futebol, não deixe de marcar presença no grande confronto que definirá o campeão baiano de 2013. O clássico, entre Tricolores da capital e do Interior será iniciado às 15h. O time de São Francisco do Conde entra em campo com a vantagem, por ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, e poderá perder por até dois gols de diferença.