Terra

mesabomsenso1703alanmorici

Cinco divisões e Copas Estaduais. Estas duas das propostas apresentadas pelo Bom Senso FC em seminário ocorrido nesta segunda-feira, em São Paulo. A ideia do movimento organizado por jogadores do futebol brasileiro é que os clubes se mantenham ativos por mais tempo do que costuma ocorrer atualmente.

Segundo o Bom Senso FC, 82% dos clubes atuam somente por três meses. Além disso, 12 mil atletas ficam desempregados ao fim dos Estaduais. A solução do movimento foi reestruturar as divisões do futebol nacional.

A proposta de calendário criar uma Série E, que contaria com 452 clubes divididos em 36 grupos, com 12 ou 13 times em cada. Nesta quinta divisão, ocorreriam no mínimo 30 jogos, e no máximo 34. O torneio ocorreria regionalizado e seria disputado entre fevereiro a dezembro, assim como as outras divisões. Nesta Série E, 36 equipes subiriam para a quarta divisão, que, por sua vez, contaria com 144 times divididos em doze grupos de doze. Ocorreriam um mínimo de 32 jogos e um máximo de 38. Além disso, sobem 12 e caem 36.

A Série C seria disputada entre 48 times. São quatro grupos de doze com um mínimo de 34 partidas e um máximo de 38. Sobem quatro e caem quatro, até estabilizar o número de 48 de acordo com a quarta divisão. A partir daí, serão 12 rebaixados. Nada muda para as Séries A e B, a não ser o período, já que ocorreriam entre fevereiro e início de dezembro.

A solução do Bom Senso FC para os Estaduais é a criação de Copas. Elas ocorreriam entre junho e julho, interrompendo as divisões do Brasileiro. Seriam oito datas no máximo, já que cada Estado terá seu próprio formato. Os torneios podem comportar de oito a 40 times. Em cada Estado, os times de Série A, B e C têm vaga garantida, enquanto as equipes das Séries D e E disputam eliminatórias de setembro a dezembro (outra maneira encontrara pelo Bom Senso para dar jogos aos clubes de divisões inferiores).

As Copas Estaduais atravessariam competições de meio de ano. No calendário apresentado pelo Bom Senso FC, os torneios ocorreriam concomitantemente à Copa América de 2015. O calendário das competições nacionais, entretanto, para durante as datas-Fifa.