Por Luciano Pina

001

A RDI divulgada na tarde desta segunda (24), pela FBF muda o critério determinado no regulamento do Campeonato Baiano de 2014, referente a segunda vaga da competição para o Campeonato Brasileiro da Serie D deste ano.

No regulamento extraído no site da FBF diz:

O ponta pé inicial à maior competição estadual do Nordeste foi dado nesta quarta-feira (13). Na sede da entidade, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) reuniu os 12 clubes participantes e realizou o Conselho Técnico da 1ª Divisão.

Em 2014, o Baianão seguirá a mesma fórmula utilizada na edição de 2013 e será realizado entre 12 de janeiro e 13 de abril. O sistema de disputa já havia sido alterado em função da volta da Copa do Nordeste. Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, representantes baianos na competição regional, só entrarão no estadual a partir da segunda fase.

A Fórmula – A 1ª fase do Campeonato Baiano será disputada em sistema apenas de jogos de ida. As nove agremiações (Bahia de Feira, Catuense, Galícia, Feirense, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) disputarão oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora em grupo único.

Ao final da fase classificatória, ascendem à segunda fase as cinco melhores colocadas. As duas últimas serão rebaixadas para a segunda divisão de 2015 e a 6ª e 7ª colocada são eliminadas, mas garantem a participação na elite do futebol baiano do ano seguinte. Para valorização da primeira fase do campeonato, a FBF manteve ao primeiro e segundo colocados vagas na Copa do Nordeste 2015 e Copa do Brasil 2015, respectivamente.

O campeão do Baianão 2014 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante da Série A do Brasileirão, será a representante baiana na Série D .

O regulamento não duz que a segunda vaga é da quarta colocada da Copa Governador do Estado.

Leia o que diz a RDI:

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta segunda-feira (24), a RDI-06/14. A Resolução diz respeito à segunda vaga da Bahia na Série D do Brasileirão 2014.

Inicialmente, as duas vagas da quarta divisão do Brasileirão deste ano foram destinadas ao vice-campeão da Copa Governador do Estado 2013 e ao clube de melhor campanha no Baianão 2014, desde que este não seja um participante da Séries A e B da competição nacional.

O dono da primeira vaga na Série D foi conhecido ainda no ano passado. Com o vice-campeonato da Copa Governador do Estado ao ser derrotado na final para o Bahia de Feira, o Vitória da Conquista se qualificou para disputar o acesso à Série C do Brasileiro.

Mas, o Bode figura novamente na disputa. Entre os quatro melhores do Baianão e na semifinal contra o Vitória, o Alviverde conquistense, se terminar o Estadual como campeão, vice-campeão ou o melhor classificado após os clubes já integrantes da Série A (Bahia e Vitória) estaria apto, mais uma vez, a ficar com a vaga na Série D.

Como o Conquista já alcançou a primeira vaga, a FBF resolveu conferir a segunda vaga, nas hipóteses listadas para o time de Vitória da Conquista à cima, à equipe melhor colocada na Copa Governador do Estado 2013, com exceção do campeão Bahia de Feira, que se habilitou a disputar a Copa do Brasil. Neste caso, o segundo participante baiano na Série D seria o Jacuipense, quarto colocado da Copa Governador, já que o terceiro colocado foi o Vitória, que representa o Estado na Série A.

Porém, vale lembrar que o Leão Grená só disputará a Série D do Brasileirão 2014 se o Vitória da Conquista for o campeão, vice-campeão ou terceiro colocado (neste caso se a final for BAVI) do Baianão 2014.

468x60_simonassi127