Fonte Wikipedia.org/wiki

serie-d1

Segundo o site wikipedia.org/wiki, o Serrano é a segunda represente da Bahia no Campeonato Brasileiro da serie D. Ainda segundo o site o Vitória da Conquista conquistou a vaga como vice-campeão da Copa Governador do Estado e o Serrano por ser a melhor colocada a partir da segunda fase do Baianão.

As equipes que disputarão a série D do campeonato brasileiro de futebol profissional, geralmente são definidas pelo seu posicionamento na tabela de classificação de seus respectivos campeonatos estaduais. Quando nesta competição estadual, existe algum participante que já disputa alguma divisão superior do campeonato brasileiro (série A, B ou C), a classificação para a série D se dará a equipe melhor posicionada na tabela de classificação, sempre desconsiderando a equipe, já em disputa de alguma divisão superior, como dito anteriormente.

Em alguns estados, os campeonatos locais, servem apenas como classificação para a Copa do Brasil, da temporada subsequente e estes preferem realizar algum torneio paralelo aos estaduais propriamente dito, para definir seu(s) representante(s) na série D do Campeonato Brasileiro.

O número de vagas por estado, é definido de acordo com o ranking da CBF. Geralmente as federações das regiões Sul e Sudeste tem direito a duas ou três vagas na série D, pois são as federações melhores posicionadas no ranking da CBF. As federações do Norte, Nordeste e Centro-Oeste geralmente tem direito a duas ou uma vaga apenas, sempre de acordo com o ranking da CBF.
Quanto melhor o posicionamento da federação, no ranking da CBF, maior será o número de vagas na série D do campeonato brasileiro que esta federação terá direito.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_2014_-_S%C3%A9rie_D