Globo Esaportes

danielalves_afp_2

O Villarreal localizou o torcedor que atirou a banana em Daniel Alves neste domingo, durante o duelo contra o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, e anunciou que proibirá a entrada do agressor para sempre no estádio El Madrigal. O clube divulgou um comunicado em que manifesta seu desejo de lutar por respeito, igualdade, esportividade e jogo limpo e que é contra qualquer ato de violência, discriminação, racismo ou xenofobia.

– O Villarreal quer comunicar que lamenta e rechaça profundamente o incidente ocorrido ontem (domingo) na partida contra o Barcelona na qual um torcedor atirou um objeto sobre o campo de jogo do El Madrigal. Obrigado à equipe de segurança e à estimável colaboração exemplar da torcida amarela. O clube já localizou o autor e decidiu retirar o carnê e proibir o acesso ao estádio El Madrigal por toda a vida – diz o comunicado.

Daniel Alves se preparava para cobrar um escanteio aos 30 minutos do segundo tempo quando um torcedor atirou uma banana no campo. O brasileiro pegou a fruta e a comeu, realizando a cobrança em seguida. Após o incidente, várias personalidades participaram de uma manifestação nas redes sociais, postando fotos com bananas. Autoridades como a presidente do Brasil Dilma Rousseff
e o presidente da Fifa Joseph Blatter também condenaram o ato racista.

O árbitro da partida registrou o incidente na súmula, e a Federação Espanhola analisará o caso na próxima quarta-feira. Apesar da decisão severa em relação ao torcedor, o Villarreal ainda corre risco de ser punido.