FBF

2869,fbf-alerta-clubes-sobre-atrasos-na-rodada-final-da-2-divisao-3

No próximo domingo (11) serão conhecidos os novos integrantes da elite do futebol baiano em 2015. Colo-Colo, Flamengo de Guanambi e Jacobina disputam as duas vagas na 1ª Divisão do Baianão.

Sabendo da importância dos três duelos decisivos, entre Fluminense e Colo-Colo, Flamengo e Leônico e Jacobina e Jequié, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) desmembrou as partidas da 9ª rodada. Os confrontos entre Atlético e Ypiranga e Itabuna e Ipitanga, que não definirão acessos foram antecipados para quinta-feira (8) e sábado (10).

Sobre os três jogos decisivos, que serão iniciados às 15h de domingo, a FBF destaca que a conduta antidesportiva de atrasar propositalmente a entrada da equipe em campo antes do início de partidas cujos resultados tenham relação direta com outros jogos na mesma data e horário não será tolerada. A entidade, com base na RDI 04/08, de maio de 2008, alerta os clubes Fluminense, Colo-Colo, Flamengo, Leônico, Jacobina e Jequié sobre o risco dos atrasos propositais no início dos jogos decisivos da 9ª rodada, no próximo domingo (11).

Com base no Art. 30 das Normas Gerais dos Campeonatos Oficiais da FBF, a Associação que não apresentar sua equipe em campo até cinco minutos antes da hora marcada para o início da partida, salvo motivo de força maior plenamente comprovado, ficará sujeita a multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por minuto de atraso, sem prejuízo da remessa da súmula do jogo para o TJD do futebol do Estado da Bahia, visando também a aplicação das sanções previstas no CBJD. O objetivo da FBF é evitar a prática que vem sendo costumeiramente empregada por times brasileiros.

Com a medida, a entidade visa o jogo limpo e a definição dos dois classificados para a final da competição, e consequentemente para a 1ª Divisão do Baianão 2015, de forma justa, sem prejuízos às agremiações e aos torcedores.