Gazeta Esportiva

t_119378_uruguai-e-colombia-prometiam-um-duelo-sul-americano-de-muito-equilibrio-no-maracana

Sem Luis Suárez, suspenso de nove jogos pela mordida no italiano Giorgio Chiellini, o Uruguai foi um adversário dócil para a Colômbia, no fim da tarde deste sábado, no Maracanã. Perdeu por 2 a 0, com dois belos gols de James Rodríguez (agora artilheiro da Copa do Mundo com cinco), e se tornou a quarta das oito seleções campeãs a ser eliminada de forma precoce do torneio, juntando-se a Espanha, Itália e Inglaterra. Já os colombianos avançam para enfrentar o Brasil, nas quartas de final.

De volta ao palco em que ganharam o título de 1950 (seu segundo e último até aqui), sobre o anfitrião Brasil, os uruguaios não repetiram o feito exitoso de seis décadas atrás, historicamente conhecido como Maracanaço. Pelo contrário: foram surpreendidos por uma seleção que passa das oitavas de final pela primeira vez na competição. E que tentará mais um passo diante justamente dos anfitriões, os quais, mais cedo, passaram nos pênaltis pelo Chile.

O novo duelo sul-americano ocorrerá em Fortaleza, às 17 horas (de Brasília) de sexta-feira, quando o técnico José Pekerman buscará pôr em prática de novo o que se viu neste sábado. Como ele havia prometido na véspera, a Colômbia foi um time maduro, que impôs seu estilo de jogo e abriu o placar, o que lhe possibilitou deter a bola em seu campo de defesa por bastante tempo, com direito a gritos de “olé”, ainda na primeira etapa.

468x60_simonassi127