Terra

20140819155117_0

Depois de duas vitórias em seus dois primeiros jogos no retorno à Seleção Brasileira, Dunga voltou a convocar jogadores para a equipe nacional, desta vez para o Superclássico das Américas, contra a Argentina, e para o amistoso diante do Japão – ambos na primeira quinzena de outubro. O técnico manteve a base de sua primeira lista na volta ao banco de reservas verde e amarelo, mas chamou algumas novidades: as principais delas jogam nas laterais. Os jovens Mário Fernandes, do CSKA Moscou, da Rússia, e Dodô, da Inter de Milão, foram lembrados pelo comandante, que também convocou muitos atletas do futebol brasileiros (sete).

O nome mais surpreendente da lista de Dunga certamente foi o de Mário Fernandes. Revelado pelo Grêmio, o lateral direito de 23 anos joga há três temporadas no futebol russo e ficou nacionalmente conhecido por ter negado a Seleção Brasileira em setembro de 2011. Na ocasião, ele, então destaque do clube gaúcho, foi convocado por Mano Menezes justamente para o Superclássico das Américas, mas não se apresentou para jogar. A justificativa da sua assessoria foi de que ele não teria condições psicológicas de defender a Seleção por causa de “problemas particulares responsáveis por uma alta carga de estresse”.

Desde então, Mário nunca mais foi convocado e chegou inclusive a cogitar se naturalizar para defender a seleção russa, dona da casa da próxima Copa do Mundo. Apesar de tudo isto, Dunga recordou-se do nome do atleta, que ocupará a polêmica vaga que foi de Maicon na primeira convocação, e ressaltou a importância de dar uma segunda chance ao jogador.

Confira os convocados
Goleiro: Jefferson (Botafogo( e Rafael Cabral (Napoli-ITA) – Lateral Direito: Mário Fernandes )CSKA Moscou-RUS) e Danilo (Porto-POR) – Lateral Esquerdo: Filipe Luís (Chelsea-ING) e Dodô (Inter de Milão-ITA) – Zagueiro: David Luiz e Marquinhos (PSG -FRA), Miranda (Atlético de Madrid-ESP) e Gil (Corinthians) – Volante: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Fernandinho (Manchester City-ING), Ramires (Chelsea-ING) e Elias (Corinthians) – Meia Oscar e Willian (Chelsea-ING), Philippe Coutinho (Liverpool-ING) e Everton Ribeiro (Cruzeiro) – Atacante: Robinho (Santos), Neymar (Barcelona-ESP), Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Diego Tardelli (Atlético-MG).