Blog da Resenha Geral

CAAA-150x300

Uma estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) irá representar o estado nos 62º Jogos Universitários Brasileiros no final deste mês. Carmela Scipioni, de 19 anos, é enxadrista (jogadora de Xadrez) e atual vice-campeã baiana e campeã conquistense do esporte. A disputa ocorrerá na capital sergipana, Aracajú, entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro.

Carmela, que cursa Engenharia Florestal, conta que a competição reunirá estudantes de todo o país. “No xadrez, apenas duas mulheres representarão a Bahia, eu, pela Uesb, e a estudante da Ufba de Salvador, Vanessa Araujo”. Durante a competição, as jogadoras enfrentarão uma partida por dia – sete ao todo -, a melhor de todas ficará com o título.

Para esta disputa, a estudante afirma que se mobilizou antecipadamente para conseguir o patrocínio. Mas afirma que é muito complicado participar das competições. “Desta vez eu me adiantei e conseguiu o dinheiro que cubra as despesas, mas é sempre difícil conseguir viajar”, lamentou a enxadrista.

Após esse desafio, Carmela já tem agendado outra disputa: o Campeonato Baiano 2014, que será realizado em dezembro. Carmela faz parte do Clube Conquistense doe Xadrez, que funciona na Galeria Dom Climério.