Terra

cruzeiroatleticomgposadoshinogetty

Finalistas da Copa do Brasil, Atlético-MG e Cruzeiro entram em campo para os primeiros 90 minutos do duelo decisivo nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência, ambos com sonho do título: os celestes na busca pelo quinto e o alvinegro na busca pelo primeiro de sua história. Mas quem se lembrar de três anos atrás vai perceber o quanto o futebol mineiro mudou.

Em 2011, tanto Atlético-MG quanto Cruzeiro lutaram contra a queda para a série B. O clube mineiro conseguiu escapar na penúltima rodada e deixou o arquirrival ainda na luta. Na época a rivalidade que sempre foi grande ganhou um tempero a mais: os clássicos do Campeonato Brasileiro foram colocados todos para a última rodada, e o time alvinegro poderia rebaixar o rival com uma simples vitória.

O resultado, no entanto, nem o torcedor mais otimista do Cruzeiro conseguiria imaginar. O time celeste bateu o rival por 6 a 1, resultado que até hoje é comemorado pelos cruzeirenses em Belo Horizonte, e escapou de uma vez por todas da queda para a segunda divisão.

Três anos depois tudo mudou: o Atlético-MG foi vice-campeão do Brasileiro de 2012, campeão da Copa Libertadores de 2013, e o Cruzeiro conquistou o Campeonato Brasileiro de 2013 e é o principal candidato a conseguir a taça do Brasileiro de 2014.

Para fechar com chave de ouro as duas ótimas temporadas dos grandes rivais, a final da Copa do Brasil ficará em Minas. O Atlético-MG aposta na raça, após ter virado dois jogos que pareciam impossíveis, diante de Corinthians e Flamengo, enquanto o Cruzeiro tem a técnica apurada de um dos melhores clubes brasileiros nos últimos dois anos.