Globo Esportes

rib15011_1

A participação do São Paulo na Copa Sul-Americana era a última possibilidade de um grande paulista conquistar título neste ano. Com a derrota tricolor nos pênaltis para o Atlético Nacional, da Colômbia, na última quarta-feira, no Morumbi, os paulistas quebraram uma marca histórica – e negativa: foi a primeira vez em 89 anos que Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras não conquistaram nenhum título na temporada.

A última vez que isso aconteceu foi em 1925, quando o extinto São Bento (da capital, não confundir com o São Bento de Sorocaba) venceu o Campeonato Paulista. Porém, naquela época, o Tricolor nem sequer existia, o Verdão se chamava Palestra Itália, e o Peixe ainda era uma equipe sem tanta expressão.

Depois de 1925, esses quatro clubes se alternaram vencendo o título paulista (entre outras conquistas). Só não foi assim em quatro oportunidades: em 1986, a Inter de Limeira foi campeã, mas o São Paulo ganhou o Brasileiro (disputando a final em 1987); em 1990 foi a vez do Bragantino vencer o estadual, mas o Corinthians levantou seu primeiro campeonato nacional; em 2002, o Ituano conquistou o Paulista, mas os grandes também se garantiram: o Santos ganhou o Brasileiro, o Corinthians ficou com o Rio-São Paulo e a Copa do Brasil, e o São Paulo com o Supercampeonato Paulista. Em 2004, quando o São Caetano ganhou o Paulistão, o Santos novamente levou o Brasileiro.

Neste ano, a derrocada dos grandes do estado começou quando o Ituano conquistou o Paulistão, vencendo o Santos na decisão. Na Copa do Brasil, o Peixe foi até a semifinal, e o São Paulo chegou à semi da Copa Sul-Americana. No Campeonato Brasileiro, só Corinthians e São Paulo devem ficar com a vaga na Libertadores, enquanto o Palmeiras luta contra o rebaixamento. Nenhum dos quatro disputou a principal competição continental em 2014.