Jornal Folha do Estado

30290-2

Foi encerrado neste fim de semana em Vitória da Conquista, o Circuito Baiano de Maratonas Populares de Tênis de Mesa 2014, que foi realizado com a participação efetiva do público conquistense. Crianças, adultos e idosos participaram do evento gratuito realizado pela FBTM (Federação Baiana de Tênis de Mesa) em projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.

A perspectiva inicial era a participação de cerca de 4200 cidadãos, e que foi superado ao ter contabilizado mais de 6300 participantes após esta última etapa. A expectativa geral não foi apenas a participação popular segundo o presidente da FBTM, Paulo Carneiro, mas, a qualidade dos serviços oferecidos à população, os eventos foram realizados de forma transversal com muitas atividades extras a exemplo de ações de prevenção à saúde como medição de pressão e palestras sobre temas cotidianos: nutrição, combate às drogas e sustentabilidade ambiental.

Na arena montada na Praça da Juventude um contingente muito alto de crianças dos bairros da região próximos à praça atendeu ao pedido da Professora Maria Del Carmen, palestrante nas Maratonas e compareceram com seus pais. Até mesmo o Secretário de Esportes Nagib Pereira Barroso e seu Gerente de Esportes Danilo Rodrigues e familiares contagiaram-se pela participação infantil e prometeram em 2015 repetir pelos diversos bairros de Vitória da Conquista as atividades pedagógicas, culturais e esportivas das maratonas em conjunto com a FBTM.

Os campeões baianos Rafael Rocha da cidade de Itororó, Moalisson Vinicius, e João Alves, ambos de Itabuna juntamente com os técnicos baianos Ednaldo Fernandes, Marcos Júnior, Mauricio Moreira e Leandro Lopes, estiveram dando aulas de tênis de mesa para os iniciantes que ainda aventuraram-se tentando recepcionar o saque dos campeões baianos na busca de ganhar um brinde do evento.

“Esta é uma grande oportunidade de aproximar o esporte de alto-rendimento do grande público tentando desmistificar a parte técnica e dificuldades que muitos veem em praticar esportes olímpicos”, disse o atleta de auto rendimento Rafael Rocha.

Segundo Moalisson Vinicius de 18 anos é muito importante a participação das crianças nos eventos. “Há quatro anos eu estava nesta mesma posição da criançada tentando aprender, brincando e ao ver o sucesso do evento com tantas crianças voltei ao tempo, percebe que tudo é possível no esporte” afirmou.

468x60_simonassi127