Globo Esportes

rankingpluri

O título da Taça Libertadores deu ao San Lorenzo o topo do ranking de melhores clubes da América no ano passado, divulgado pela “Pluri Consultoria” nesta quarta-feira. Campeão da competição pela primeira vez, o time de coração do Papa Francisco subiu seis posições com relação a 2013, ficando na frente do River Plate, campeão nacional. Entre os cinco primeiros, Cruzeiro (3º) e Atlético-MG (4º) representam o Brasil.

O Galo havia sido considerado o melhor time das Américas no ranking anterior, também impulsionado pelo título da Libertadores. Já o Cruzeiro ganhou uma colocação com relação a 2013 devido ao bicampeonato nacional e o segundo lugar na Copa do Brasil. Além dos dois mineiros, o São Paulo (7º) também representa o Brasil no top 20, que conta com quatro time argentinos, quatro mexicanos, dois americanos, dois paraguaios, dois peruanos, um colombiano, um uruguaio e um equatoriano.

O time que mais subiu na lista foi o Independiente Santa Fé, da Colômbia, que ganhou 187 posições no ranking, alcançando a 30ª colocação na lsita desse ano. Quem mais caiu foi o Botafogo, que perdeu pontos por conta do rebaixamento para a Série B, deixando a 42ª posição e rumando para a 175ª.

No ranking acumulado dos últimos sete anos, o Corinthians segue na liderança pelo terceiro ano consecutivo. Depois dele vem a LDU, que já ocupava a posição no ano passado, e o Cruzeiro, que subiu de nono para terceiro no geral.

outdoor_pq