Atarde

650x375_bavi_1498077

Campeonato de ‘tiro curto’ e com muitos clubes embolados na tabela de classificação, o Baianão-2015 terá todos seus seis jogos na rodada final da 1ª fase com caráter de decisão. Mesmo com cinco equipes já garantidas nas quartas de final e duas no ‘Torneio da Morte’, a disputa para atuar nos duelos de mata-mata com vantagem dará a tônica dos confrontos do próximo domingo.

Ao fim da 5ª rodada, o líder Vitória da Conquista, com 11 pontos, Vitória (2º, com 9), Jacuipense, Colo-Colo e Juazeirense (3º, 4º e 5º, respectivamente, com 8) carimbaram suas vagas nas quartas de final do campeonato.

Com apenas um empate no Baianão, o Feirense já está no mata-mata que definirá os dois clubes rebaixados do torneio, e ainda ganhou a companhia do Jacobina, 11º colocado, que também ainda não venceu na competição (veja a tabela de classificação abaixo). Assim, cinco times ainda disputam as três vagas restantes nas quartas de final: Catuense, Bahia, Bahia de Feira, Galícia e Serrano. Quem não avançar entre os oito primeiros, vai direto para a briga contra o rebaixamento.

O interessante é que mesmo para aqueles que já estão classificados a última rodada será de muita importância, tudo porque os quatro primeiros colocados terão a vantagem de não apenas decidir em casa os confrontos de ida e volta de quartas de final, mas também poderão atuar por um empate ao final dos 180 minutos que compõem os dois duelos. Deste modo, as partidas Juazeirense x Vitória e Colo-Colo x Vitória da Conquista, todos já garantidos na próxima fase, prometem emoção.

Na matemática da classificação, o Serrano, que recebe o Jacobina em Porto Seguro, é o único time que precisa vencer e contar com tropeços de pelo menos dois adversários para ir às quartas de final, além da difícil missão de melhorar seu saldo de três gols negativos. Todos os demais dependem apenas dos próprios esforços para avançar.

Destaque para o confronto direto entre Galícia e Catuense, jogo que aconteceria em Pituaçu, mas que foi transferido para Senhor do Bonfim, no Estádio Pedro Amorim. “Foi um pedido da Polícia Militar, para que não houvesse dois jogos numa mesma praça, já que o Bahia joga na Fonte Nova (contra o Feirense), no mesmo horário”, justificou Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

O Galícia não se opôs à troca de mando. Apesar da necessidade de vencer e do costume de sua torcida em ir a Pituaçu, o presidente do Granadeiro, Dario Rego, diz que foi vantagem para o clube jogar em Senhor do Bonfim. “Gastaremos menos com transporte e acomodação do que se tivéssemos que arcar com os gastos de jogar em Pituaçu. Além disso, esperamos um público de mais de 3 mil pessoas lá”.