Bahia Notícias

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.bBOzylDeZ6

Na última semana, a Federação Bahiana de Futebol confirmou que a vaga da Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol não ficaria com o Vitória da Conquista, finalista do torneio. Segundo matéria publicada pelo jornal A Tarde, conversas entre o clube alviverde e a FBF acabaram por confirmar que apenas a decisão de 3º lugar definirá o clube participante do torneio nacional. Entretanto, ao se observar o regulamento do Baianão deste ano, presente no site oficial da Federação, é encontrado no Capitulo III (referente as vagas dos torneios nacionais e regionais) um parágrafo que pode abrir um precedente a favor do Bode do Sudoeste.

Enquanto o Artigo 12 dá ao campeão e vice do torneio as vagas para o Nordestão 2016, o Artigo 13 fala sobre a disputa do terceiro lugar, onde o vencedor escolherá a sua vaga no Nordestão 2016 ou na Série D 2015, com o quarto colocado herdando a competição que não for escolhida pelo vencedor da disputa. No próprio texto é salientado que se um dos dois times já estiver presente nas Séries A ou B, ele automaticamente não poderá escolher a disputa da quarta divisão do Brasileirão.

400x380xced.jpg.pagespeed.ic.pTQNllITZo

Entretanto, no Parágrafo 2º do mesmo artigo, existe uma abertura a essa disposição de vagas. Segundo o texto, a disputa do 3º lugar só definirá vagas para a Copa do Nordeste 2016 ou Série D 2015 se a final do Campeonato Baiano for disputada por equipes que já conquistaram vagas nas competições nacionais anteriormente dispostas (Série A ou B), o que acaba sendo confirmado no Parágrafo 3º, que sinaliza de forma clara que a disputa paralela a final só define participantes a quarta divisão “na hipótese da final do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 1º Divisão – Edição 2015 ser disputada pelas Associações integrantes das Séries “A” ou “B” do Campeonato Brasileiro de Futebol”.

Estes parágrafos confirmam uma afirmação do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias no sorteio dos grupos do Baianão 2015, realizado no final de 2014.