Lancenet

BRASILEIRAO-Paulo-AvaiFotoReginaldo-CastroBRASILEIRAO-CastroLANCEPress_LANIMA20150621_0171_38

Nos últimos dez anos, pelo menos sete dos 12 grandes times do país jogaram a Série B do Brasileiro. Em 2015, por exemplo, o Botafogo disputa a segunda divisão e Flamengo e Vasco estão na zona de rebaixamento. Desde 1971, apenas Cruzeiro, Flamengo, Internacional, São Paulo e Santos nunca foram rebaixados, sendo que os paulistas não jogaram em 1979 por divergências com a organização do torneio.

Além deles, Chapecoense, que fez a estreia em 2014, e Joinville, debutante neste ano, também entram para o grupo dos que não caíram.

Na Argentina, o Boca Juniors é o único dos chamados grandes que nunca caiu. Na primeira divisão desde 1913, os xeneizes viram seus rivais parar na Série B. Vale lembrar que o Arsenal de Sarandí também não foi rebaixado, mas disputa o torneio desde 2002. Maiores rivais do Boca, o River caiu em 2011 e o Independiente, em 2013. Neste ano a primeira divisão foi ampliada e 30 times disputam a liga, sendo que Aldosivi e Crucero del Norte fazem a estreia.

O futebol boliviano tem apenas três clubes que sempre jogaram na primeira divisão, The Strongest, Oriente Petrolero e Sport Boys Warnes, que subiu em 2013. No Chile, o Colo-Colo é o único que joga a liga principal e ainda não foi rebaixado. O Cobreloa disputava desde 1978, mas foi rebaixado neste ano.

Na Colômbia, Atlético Nacional, Santa Fé e Millonarios estão presentes em todas as temporadas da principal divisão. No entanto, Independiente Medellín, Junior, Once Caldas, Boyacá Chicó, La Equidad, Patriotas Boyacá, Alianza Petrolera, Universidad Autònoma del Caribe e Jaguares nunca foram rebaixados.

Situação semelhante ocorre no Equador, com o Barcelona desde 1957 na Série A, mas com Independiente del Valle (desde 2010) e Mushuc Runa (desde 2014) sem cair. Na Venezuela, o Deportivo Táchira joga a divisão principal desde 1974, assim como Mineros (1983) e Caracas (1985). Recentemente, Aragua, Zamora, Deportivo Anzoátegui, Lara, Zulia e Deportivo La Guaira subiram para a elite e não saíram mais.

O Campeonato Paraguaio tem desde 1906 apenas duas equipes, Guaraní e Olimpia. O Cerro Porteño disputa desde 1913 sem cair e o Deportivo Capiatá, desde 2013. No Peru, o Universitario é o recordista ao jogar desde 1928. Sporting Cristal, Universidad de San Martín de Porres, Sport Huancayo, Inti Gas, Unión Comercio e Real Garcilaso nunca caíram também.

Os mais longevos são sem dúvida os uruguaios Peñarol e Nacional, na elite uruguaia, respectivamente, desde 1900 e 1901. Veja a galeria completa dos times que não caíram e desde quando disputam a divisão principal.