Globo Esportes

andrelazaroni_silvioluis_vicenteseda

O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), agora comandado pelo major Silvio Luiz (foto), que substituiu o tenente-coronel João Fiorentini na função, vetou a realização do jogo entre Flamengo e Grêmio no dia 19, às 11h, no Maracanã, como era desejo da CBF. As justificativas foram repassadas nesta quinta-feira ao diretor de competições da Ferj, Marcelo Viana, que já emitiu ofício para a entidade nacional com as explicações do batalhão especializado, que alega ser impossível a logística em função do clássico entre Fluminense e Vasco, no mesmo dia, às 16h, também no Maracanã. O maior problema seria o escoamento do público do primeiro jogo, por volta das 13h, horário em que já são esperados os primeiros torcedores para o clássico nos arredores do estádio – sem contar as escoltas de organizadas na chegada e na saída de ambas as partidas.

No último dia 22, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, afirmou:

– Por precaução ainda não confirmamos a mudança (do horário no jogo Flamengo x Grêmio), até porque tem Fluminense x Vasco no mesmo dia. Vamos fazer consulta formal à Polícia Militar, e, se for viável do ponto de vista da segurança, vamos confirmar.

Quanto ao clássico, o Vasco continua irredutível em relação ao lado que sua torcida deverá ocupar na arquibancada e tenta forçar a partida com torcida única para jogar também com essa configuração em São Januário no returno. Porém, a concessionária do Maracanã já avisou que a formatação será com 50% dos ingressos para cada torcida, alegando, entre outros motivos, que as áreas centrais são mistas e, dessa forma, também não seria possível fazer com 90% dos ingressos para os tricolores.

O Gepe também já se posicionou que não há impedimento para a realização do clássico no returno em São Januário mas, na casa cruz-maltina, em função da disposição do estádio, só é possível ocorrer o jogo com somente 10% das entradas para o visitante. Ao que tudo indica, o Fluminense deve aceitar esse formato no returno.