Ascom PMVC

19465127242_d1a63e4fcb_z

O domingo, 5, foi de grande movimentação nos campos de futebol das localidades que receberam os primeiros jogos do 18º Campeonato de Futebol da Zona Rural. A competição, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, conta com a participação de 80 equipes, divididas nas categorias principal e aspirante.

Cerca de 2 mil atletas e dirigentes, de 39 povoados rurais, participam da competição que promete animar o interior do município até o mês de dezembro. Esse fim de semana, os jogos, dos zonais 1 e 2, aconteceram nas localidades de Volta Grande, Vereda, Estiva, Choça, Roseira, Boqueirão, Xavier, Itaipu, Goiabeira e Capinal.

Os atletas e dirigentes aprovam a realização do torneio. Para Alex Nunes, um dos responsáveis pela equipe Independente, do povoado de Vereda Grande, o evento é mais uma forma de reunir várias gerações. “Podemos ver, no campo, homens, mulheres, jovens, crianças e até mesmo idosos. Famílias inteiras que se reúnem para este momento de lazer”, disse.

Já Carlos Antônio Araújo, jogador do time do Choça, o campeonato é uma oportunidade de revelar talentos e de interação entre as várias comunidades rurais. “Muito atletas que hoje jogam em equipes importantes foram descobertos nesse campeonato, que reúne pessoas de vários lugares”.

O público prestigiou os jogos. O assessor parlamentar, Romilson Lima, que mora no povoado do Choça, destacou a organização do evento. “A Prefeitura Municipal está de parabéns por promover uma atividade com alto padrão de organização como é o Campeonato de Futebol da Zona Rural”. E a estudante, Joice Santos, completou: “também é uma boa oportunidade para o pessoal comercializar alguns produtos, como picolé, geladinho e refrigerante. Movimenta até mesmo a economia, não é mesmo?”.

Por parte do Governo, as expectativas em torno da 18ª edição do Campeonato de Futebol da Zona Rural são muito positivas. “Esse é um campeonato de extrema importância para o município, que já se consolidou como um grande sucesso. Com ele, a Prefeitura garante entretenimento, lazer e, principalmente, esporte na zona rural, integrando as comunidades”, ressaltou o secretário de Esporte, Nagib Barroso.