Globo Esportes

ranking

Embora ainda amargue o vice-campeonato da Copa América e o jejum de 22 anos sem títulos, a Argentina tem o que comemorar. O time de Messi e cia. ultrapassou a Alemanha e tomou a ponta do ranking mundial da Fifa, que teve sua edição de julho divulgada nesta quinta-feira. Enquanto isso, a má campanha na Copa América fez o Brasil perder a chance de subir alguns postos – na verdade, a Seleção ainda foi ultrapassada pela Holanda, e agora ocupa a sexta colocação.

Campeã no torneio continental do último mês, a seleção chilena apresentou grande crescimento e chegou bem perto do top 10. O Chile agora é o 11º colocado, subindo oito colocações. Apenas o País de Gales, do astro Gareth Bale, teve elevação maior por conta da vitória sobre a Bélgica nas eliminatórias para a Eurocopa: ganhou 12 posições e agora está em 10º.

Outras novidades entre as 10 primeiras colocações foram as entradas de Romênia e Inglaterra, em oitavo e nono, respectivamente. Campeã mundial em 2010, a Espanha deixou o top e agora está em 12º, seguida do Uruguai, que perdeu cinco posições. A França caiu 13 postos e rumou para o 22º lugar.

A Copa América também foi responsável por elevações representativas. A Venezuela ganhou 27 postos e subiu para 46º, seguida pela seleção peruana, de Paolo Guerrero, que subiu 15 colocações. O Paraguai ganhou 29 posições e chegou a 56º do ranking.