Globo Esportes

danilo_rib

Neste fim de semana, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Atlético-MG – líder e vice-líder, respectivamente – enfrentam times do Z-4, na busca pelo título. O time paulista enfrenta o Figueirense, em Santa Catarina, enquanto o mineiro pega o Joinville no mesmo estado. Em uma rápida análise comparativa no número de pontos, de vitórias e saldo de gols, dá para esperar triunfo tranquilo para os líderes, certo? Nem tanto.

Dos 23 confrontos entre os quatro primeiros contra os quatro últimos times na tabela, foram 12 vitórias para o pelotão de cima e seis para o de baixo, além de cinco empates. No caso específico do Corinthians, o Alvinegro ainda não ganhou de times na zona de rebaixamento jogando fora de casa, com uma derrota e um empate. Já o Galo, empatou uma e ganhou outra, quando jogou nos domínios do adversário. Ou seja, em quase metade dos jogos, o pessoal do G-4 tropeçou, mostrando que apesar da situação complicada de quem está no Z-4, as partidas são sempre difíceis e imprevisíveis.

Se no primeiro turno a superioridade foi dos times do G-4, com nove vitórias, três empates e três derrotas, o segundo turno já começou de forma mais equilibrada. Em apenas sete partidas, são três vitórias para os quatro primeiros, contra três vitórias dos últimos quatro times, além de dois empates. Além do Figueirense neste fim de semana, o líder Corinthians ainda enfrenta o Vasco, dos times que neste momento estão no Z-4.

Além da visita a Joinville, o Atlético-MG ainda recebe a Chapecoense e encara o Figueirense em Floripa na reta final do Brasileirão. Na penúltima colocação, o Vasco tem três pedreiras que pertencem ao G-4 em seu caminho até o fim da competição. O já citado confronto com o Corinthians, além de Grêmio e Palmeiras. Apenas contra o Alviverde o Cruz-Maltino será visitante nesses duelos.

unimarc-modelo-4