Blog da Resenha Geral

1-1024x683

A cidade de Vitória da Conquista completa nesta segunda-feira, 9 de novembro, 175 anos de emancipação política. Vitória da Conquista. A população, conforme o IBGE, já é de 343.230 habitantes, o que representa ser a 3ª maior cidade do Estado da Bahia.

O Arraial da Conquista foi fundado em 1783 português João Gonçalves da Costa, nascido em Chaves em 1720, no Alto Tâmega, na região de Trás-os-Montes que com dezesseis anos de idade, foi para o Brasil por determinação de D. José I, Rei de Portugal, com a missão de conquistar as terras ao oeste da costa da Bahia.

A origem do núcleo populacional está relacionada à busca de ouro, à introdução da atividade pecuária e ao próprio interesse da metrópole portuguesa em criar um aglomerado urbano entre a região litorânea e o interior do Sertão. A busca do ouro tinha maior concentração na região de Rio de Contas.

O deputado estadual e radialista Herzem Gusmão (PMDB), prestará homenagem à cidade na Resenha Geral deste sábado (7), às 12 horas na Rádio Clube FM (95,9).