Futebol Interior

xIMAGEM_VITORIA_5.jpg.pagespeed.ic.Q-EeDhiy6N

Foram apenas quatro jogos disputados neste sábado à tarde pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, mas todos importantes, envolvendo clubes da ponta da tabela. Quem se deu melhor foi o Santa Cruz que enfiou 3 a 0 no Botafogo, em pleno Engenhão, e ficou com um pé na elite nacional em 2016.

O time pernambucano atingiu os 61 pontos, confirmando a quarta posição, quatro pontos na frente de Bragantino, Náutico e Sampaio Corrêa, todos com 57 pontos. O Bahia perdeu para o rebaixado Boa Esporte e está fora da briga. O rival Vitória, com 63 pontos, em terceiro, virtualmente garantiu sua volta à elite.

Com uma atuação de gala, o Santa Cruz mostrou toda sua eficiência e não deu chances para o Botafogo, que pretendia vencer para antecipar o título da temporada. O acesso já está garantido ao líder com 68 pontos. O tricolor pernambucano agora pode confirmar o acesso se vencer o lanterna Mogi Mirim, em Recife, na penúltima rodada.

Outro resultado inesperado foi do Bahia que foi até Varginha e perdeu por 3 a 0 para o Boa Esporte, vice-lanterna, com 27 pontos. O time mineiro só está na frente do lanterna Mogi Mirim, com 23, e atrás do ABC, com 32. O tropeço deixou o Bahia com 55 pontos, em nono lugar, sem chances matemáticas de subir.

Situação inversa é do rival Vitória, que sofreu para ganhar do Ceará, por 1 a 0, mas além de se reabilitar da goleada para o América Mineiro, por 4 a 0, atingiu os 63 pontos, em terceiro lugar. Só precisa de um ponto em dois jogos para carimbar sua volta à Série A na próxima temporada. Está virtualmente garantido ao lado do América e Botafogo.

À noite aconteceu um jogo importante na luta contra o rebaixamento. No estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Macaé surpreendeu o Atlético-GO ao vencer, por 4 a 3. Com isso, o time fluminense saiu da zona de descenso, porque ficou com 42 pontos, em 16.º lugar, uma posição na frente do Ceará, com 41 pontos, em 17.º, que à tarde perdeu para o Vitória, por 1 a 0, na Bahia.

O Dragão Goiano continua ameaçado, com 43 pontos, em 15.º lugar. Mas pode se livrar da Série C na próxima rodada, quando vai receber o Oeste, também com 43 pontos, em 14.º, e ameaçado. Se vencer, o Atlético escapa porque na última rodada vai ocorrer o confronto direto entre Ceará e Macaé, em Fortaleza.

Em Curitiba, no estádio Durival de Britto, a ansiedade atrapalhou o América Mineiro, que perdeu para o Paraná, por 1 a 0. Com 63 pontos, na vice-liderança, o Coelho ainda precisa de um ponto para garantir o acesso e ficou mais distante do título, porque o líder Botafogo soma 68 pontos, mesmo tendo perdido para o Santa Cruz. O Tricolor Paranaense, com 46 pontos, em 12.º lugar, está livre de queda, o que já é um grande negócio para ele. ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim já estão rebaixados.